Estrutura para isso a empresa já tem: como suporte comercial e operacional, ela conta com a rede de 31 filiais do grupo espalhadas no Sul, Sudeste, Goiânia e Recife. Em termos de estrutura de armazenagem, oferece 50 mil m2 de área própria coberta e 50 mil posições-paletes de armazéns, três deles localizados em Campinas, no interior de São Paulo, onde está a matriz do grupo, um na cidade vizinha de Sumaré e outro em Recife.
Todos atendem às necessidades específicas de clientes dos segmentos químico, farmacêutico e veterinário, só para citar alguns dos ramos em a TA LOG atua, e são automatizados, gerenciados por sistema WMS próprio. Outro ponto forte é a rede de telecomunicações via rádio que interliga as frentes de trabalho da empresa em todo o País e otimiza a comunicação e a integração com os clientes. Hoje são 22, alguns deles líderes em seus mercados. E pelo menos dez já utilizam os serviços da TA LOG em toda a cadeia.
Depois de crescer 40% em 2003, o faturamento da TA LOG continuou em escala ascendente em 2004, porém em ritmo menor. Sem revelar números, o diretor da empresa, Nilo Ramos, se refere ao ano que passou como um período de ajustes, de preparação para atender o mercado de forma mais ampla. Os recursos foram canalizados para a reorganização de armazéns e implantação de novos processos de armazenagem e expedição. Este ano, os esforços se concentrarão na força de vendas e em novos produtos. Está nos planos também a abertura de uma base no norte do País.
"Arrumamos a casa, investimos em infra-estrutura de armazenagem e de serviços e em tecnologia da informação. Agora, vamos ao mercado reforçar nossa postura como gerenciadores de toda a cadeia logística do cliente", afirma o diretor.
Com origem na Transportadora Americana, a TA LOG inicialmente centrou seu foco de atuação no gerenciamento de armazéns, com a oferta de áreas próprias e operações in-house. Hoje, porém, o leque de serviços abrange a alimentação das linhas de produção, passa pelo gerenciamento de armazéns, embalagem, etiquetagem, expedição, logística reversa, segue pelos trâmites da exportação e importação e vai até a entrega das mercadorias em todo o território nacional ou no exterior, via FedEx, parceira no serviço de carga aérea internacional. No Brasil, o serviço de carga aérea é feito pela TAExpress, outra empresa do Grupo.