O Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais (Sindipesa) anunciou a criação, neste mês de abril, de uma divisão dedicada a guindastes dentro da entidade.
De acordo com o sindicato, a novidade é resultado de estudos que apontaram fatores que merecem a atenção dos players que atuam no setor. Entre eles estão uma possível regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego a respeito dos requisitos mínimos de segurança operacional, novas regras de circulação de guindastes fixadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e a exigência de certificações e cursos para operadores e motoristas operadores.
A divisão de guindastes da Sindipesa fica sob a coordenação de Cesar Schmidt, gerente da Divisão de Guindastes Móveis na Liebherr Brasil, e de um comitê formado por representantes não só de locadoras e fabricantes dos equipamentos de todo o país, mas também por empresas de todos os segmentos interessados.
O Sindipesa aponta como ação prioritária para a nova divisão a contratação de um profissional para atuar em Brasília monitorando todas as questões de interesse do setor.