O Aeroporto Tenente-Coronel-Aviador César Bombonato, localizado em Uberlândia (MG), anunciou, na última quinta-feira, dia 27 de fevereiro, que passará por obras de expansão que aumentarão a capacidade de recebimento de aeronaves e permitirão operações com cargas nacionais e internacionais, entre outros benefícios.
Para tanto, as ações previstas no projeto incluem a ampliação da pista de pousos e decolagens, que poderá então receber voos internacionais de aeronaves do tipo Boeing-767, e a construção de um terminal de logística de cargas, além de áreas de apoio operacional.
Com investimentos de R$ 500 milhões provindos do orçamento da União, o projeto prevê ainda a expansão da sala de embarque, que passará dos 270 m² atuais para 590 m², e da sala de desembarque, que aumentará de 208 m² para 621,5m². O município e a Infraero estão se organizando para que a implantação do projeto tenha início até 2017. A previsão é que todas as expansões estejam concluídas em 2022.
A proposta visa explorar o potencial multimodal do aeroporto de Uberlândia. A cabeceira da pista está situada a poucos metros da linha férrea da Fepasa (Ferrovia Paulista S/A), que liga o terminal aéreo ao Porto de Santos. Está próximo também o entroncamento das BRs 050 e 365, além de outras rodovias, como a BR 452 e a BR 153, que dão acesso aos principais pontos de produção de alimentos e distribuição de produtos do país e do Mercosul.
“As características da região foram fundamentais para a escolha de Uberlândia. Vamos buscar a integração desses modais, o que com certeza será de grande benefício para a cidade e o país”, analisou o superintendente local da Infraero, Sérgio Kennedy.