A montadora Ford divulgou hoje, 25 de junho, durante cerimônia realizada na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o início da produção de uma nova linha de caminhões de extrapesados: modelos Cargo 2042 e Cargo 2842.
Os novos extrapesados marcam a entrada da montadora em dos mais importantes segmentos do mercado brasileiro de caminhões. Com capacidade de até 56 toneladas e 1.350 possibilidades de configuração, a linha Cargo passa a oferecer uma família de veículos comercias completa.
“O novo Cargo Extrapesado representa parte do total de R$ 670 milhões investidos no setor de caminhões desde 2009, para ampliar a nossa participação no segmento”, afirma o presidente da Ford Brasil, Steven Armstrong. Segundo o executivo, os modelos estarão disponíveis no mercado em setembro deste ano.
A fábrica de caminhões da Ford conta com 700 empregados diretos e opera em um ritmo de produção diária de 150 unidades. Para a produção do novo Cargo Extrapesado, foi preciso elevar o teto da fábrica e dos transportadores aéreos para acomodar a cabine de tamanho maior. A linha de montagem também recebeu novos equipamentos para garantir o nível de qualidade e produtividade.
Série F
Além da cerimônia de produção dos novos veículos, a Ford anunciou que vai retomar a produção de seus veículos Série F na fábrica de São Bernardo do Campo a partir do primeiro semestre de 2014. O caminhão semileve F-350 e o leve F-4000 terão nova motorização, adaptada às normas de emissões ( Euro 5). O desenvolvimento da nova Série F está sendo feito no Campo de Provas de Tatuí (SP).