A International Caminhões inaugurou, no dia 11de junho, sua fábrica no Brasil. A unidade, localizada no Complexo Industrial da Navistar, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, irá produzir os modelos que são comercializados no país – o 9800i, o 9800i Ultrashift e o DuraStar. No mesmo complexo já operam a indústria de motores MWM International e o Centro de Peças, negócios que integram a Navistar South America.
O processo para a construção da estrutura, a instalação de equipamentos e transferência do know-how de produção, levou oito meses para ser concluído e, segundo destaca a companhia, acompanha os rigorosos sistemas de manufatura e qualidade estabelecidos mundialmente pela Navistar International Corporation, da qual a International Caminhões é subsidiária.
A fábrica conta com 12 mil m² de área construída, pátio de armazenagem com 22 mil m² e com capacidade inicial para produzir 5 mil caminhões por ano, em três turnos de trabalho. A linha de produção possui cabine de pintura, um dinamômetro e equipamento para testes de freios ABS para os diferentes modelos de caminhões.
Venda de veículos
A International Caminhões entregará dentro de dois meses, dois lotes de caminhões, totalizando 75 unidades do modelo DuraStar 6x4 basculante ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), destinados às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), do Governo Federal, a serem realizadas no Nordeste do país.
Os caminhões foram adquiridos por meio da colaboração da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que fez a chamada junto aos fabricantes de caminhões que produzem modelos com as características solicitadas pelo Ministério.
O modelo DuraStar 6x4, produzido no Brasil, tem motor MWM MaxxForce 7.2H de 274 cv – que apresenta excelente desempenho e economia de combustível –, robusta transmissão de 10 marchas e freio com 16,5”. O design da cabine permite fácil operação, excelente ergonomia e dirigibilidade, além de permitir rápido acesso ao motor e itens de manutenção periódica. O modelo também possui longarinas, produzidas com materiais de alta resistência, em design reto, facilitando a instalação de implementos rodoviários.