Prestes a completar um ano do anúncio da compra do Rapidão Cometa – realizada em 4 de julho de 2012 – e ainda vivenciando o processo de integração, a FedEx Express começa a traçar seus planos de expansão para o mercado brasileiro. Até então caracterizada pelas movimentações de transporte expresso, agora a companhia se volta também para as operações logísticas integradas, com o emprego, inclusive, da multimodalidade.
As ações nesse sentido já foram iniciadas. Em março, por exemplo, a empresa inaugurou, em Cabo de Santo Agostinho (PE), seu primeiro centro logístico estruturado internamente. O terminal pernambucano conta com 30 mil m² e 25 mil posições palete. Na unidade, são oferecidos serviços como armazenagem, picking, packing e gestão de estoque.
A gerente Sênior de Operações da FedEx Express, Vera Lima, adianta que o próximo passo será a inauguração de mais um centro logístico, desta vez na cidade de Guarulhos (SP). Ao todo, serão19 mil m² de área de estocagem com 13 mil posições palete e a previsão é a de que as operações sejam iniciadas no segundo semestre deste ano. Entre os segmentos atendidos estarão e-commerce, gráfica, tecnologia e farmacêutico.
Vera informa que a companhia já realiza análises no local para dotá-lo com o que há de mais moderno em termos de infraestrutura. “Estamos realizando um estudo para usarmos neste terminal toda a tecnologia utilizada nos centros logísticos dos Estados Unidos. Teremos uma logística bem automatizada”, diz.
A executiva explica que a inauguração deste centro logístico chega para atender a uma demanda já existente. “Estão nos solicitando o serviço. Vamos atingir os grandes clientes da FedEx, facilitando os negócios deles aqui no Brasil”, garante. Ela completa dizendo que a malha de atendimento será estabelecida de acordo com o perfil de cada empresa.
Expresso
O serviço de transporte expresso acompanha a evolução da companhia e está sendo reforçado. Também no último mês de março, foi inaugurada a segunda unidade operacional, que internamente é denominada estação. Localizada no bairro de Santo Amaro, a estrutura disponibiliza 4 mil m² de área de movimentação. Ao todo, são 60 funcionários e 32 spots vans – locais em que os veículos são estacionados para que o carregamento das encomendas ou descarregamento dos itens coletados.
Vera revela que o perfil da FedEx é instalar diversas estações nos mercados em que atua. “Esta em Santo Amaro, que possui 40 diferentes rotas, chega para atender a região Sul da cidade, cidades do ABCD e Mauá, além da Baixada Santista”, define. Anteriormente, lembra a gerente, estas localidades eram atendidas pela estação localizada no bairro da Lapa.
Segundo a executiva, o propósito da inauguração não foi apenas desafogar a estação da Lapa. “Óbvio que tínhamos que tirar essas operações da lá, pois estávamos com a capacidade daquela unidade esgotada. Mas também procuramos estar perto da área onde vamos servir para aumentarmos a produtividade”, salienta. O objetivo é que os entregadores passem menos tempo no trânsito e mais tempo efetivamente nas regiões atendidas.
Vera exemplifica os ganhos com a descentralização. “Antes, gastávamos desde a saída da estação até o local da primeira entrega, 40 minutos. Agora, em algumas situações, esse tempo é de 5 minutos”, comemora. Há outras reduções operacionais. “Rodamos 935 km a menos por dia e nosso custo operacional foi reduzido em 35%”, calcula. Além disso, a nova estação está localizada fora da área de rodízio, o que não acontecia anteriormente. Diariamente, são cerca de 70 entregas na região.
Os próximos passos já estão definidos. “Vamos implementar o serviço doméstico expresso, com tempo e prazos operacionais definidos”, afirma. De acordo com Vera, isso será possível graças à capilaridade adquirida com a aquisição do Rapidão Cometa.