A Aliança Navegação e Logística informa que recebeu, no último dia 7 de janeiro, em Shanghai Shipyard, na China, o primeiro, de uma série de quatro navios idênticos, que serão empregados em seu serviço de cabotagem no Brasil. O porta-contêineres, denominado Sebastião Caboto, tem capacidade para 3.800 TEUs e possui 500 tomadas para contêineres refrigerados.
A embarcação chega ao Brasil em meados de fevereiro para iniciar o processo de importação e nacionalização. Os outros três navios serão incorporados à frota no decorrer de 2013. Ao todo, a companhia investirá mais de R$ 450 milhões para estas aquisições.
Com os novos navios, o serviço de cabotagem da Aliança contará com oito navios, oferecendo mais de 90 escalas mensais nos principais portos do Brasil e do Mercosul. De acordo com a armadora, esses modelos contam com motor que proporciona redução no consumo de combustível e emissão de gases. Além disso, foram projetados para operar especificamente em águas e portos brasileiros.
Segundo a Aliança, inicialmente, a intenção era de adquirir as novas embarcações de estaleiros nacionais, porém, com a alta utilização das estruturas industriais brasileiras pelo segmento de óleo e gás, foi necessário importá-las, para atender a demanda imediata do mercado.