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Sinotruk apresenta família de caminhões pesados A7

Com motorização Euro V, caminhões estarão disponíveis nas opções 4x2, 6x2, 6x4 e 8x4; empresa anuncia chegada de caminhões leves em 2013
Por Redacción el 11 de julio de 2012 a las 11h26 (atualizado às 11h34)

A Sinotruk Brasil apresentou ao mercado brasileiro ontem, dia 10 de julho, a nova família de caminhões pesados A7, voltada a aplicações com composições articuladas como bitrem, rodotrem e treminhão. Os veículos chegam para atender à categoria Premium, no rastro do sucesso da linha Howo, que marcou a entrada da montadora chinesa no País em 2010, e deverá estar à venda nas concessionárias da marca a partir do mês de setembro.

Os veículos estarão disponíveis nas versões de tração 4x2, 6x2 e 6x4, equipados com motor Sinotruk de 12 litros – com potências de 380, 420 e 460 cv respectivamente – que atende às normas Proconve P7 (Euro V). Em novembro, estará disponível também a versão 8x4 chassi rígido, ou plataforma, com 420 cv e voltada a operações severas e fora de estrada.

O motor do A7 é um turbo intercooler, de gerenciamento eletrônico, equipado com sistema de injeção do tipo common rail, proporcionando alta performance com baixo consumo e baixos níveis de emissão. Ele conta com o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva, na sigla em inglês), de pós-tratamento de gases, com o uso do componente Arla 32, que reduz drasticamente a emissão de óxido de nitrogênio e proporciona maior economia de combustível.

A família A7 terá duas opções de câmbio: automatizada, da marca CNHTC, com 16 marchas à frente e 4 a ré, e a mecânica, de 12 velocidades à frente e duas a ré, da marca Shaanxi Fast Gear.

Os caminhões contam com a versão mais recente do sistema antibloqueio ABS/ASR de freios da marca Wabco, complementado pelos sistemas EBS – de distribuição de forças de frenagem – e TPM, que monitora a pressão dos pneus, garantindo total estabilidade ao veículo e maior segurança nas frenagens, medindo ainda as alterações da frenagem em função da pressão dos pneus.

O freio motor EVB é do tipo combinado (borboleta + atuação no cabeçote), com alta capacidade de frenagem, proporcionando redução do desgaste dos componentes do sistema de freio de serviço, aumentando a segurança e reduzindo os custos operacionais.

Os veículos contam com dois modelos de cabine, de teto alto e baixo, sendo que a primeira apresenta uma altura de 1,95m, aumentando o conforto para o motorista. A cabine tem desenho funcional e ergonômico, sendo equipada com suspensão a ar com quatro pontos de ancoragem e sistema de amortecimento lateral. O acesso é facilitado pelo amplo ângulo de abertura das portas. O volante possui dupla regulagem, de inclinação e profundidade, adequando-se ao biotipo do motorista. A visibilidade é ampla devido à grande área envidraçada e aos retrovisores laterais e frontais, com acionamento elétrico. A cabine apresenta ainda baixos níveis de ruído e proteção que garante conforto térmico. 

Sinotruk apresenta família de caminhões pesados A7
Sinotruk-interna

Versões

O modelo cavalo mecânico A7 380 4x2 é equipado com motor Sinotruk Euro D12, com potência de 380 cv a 2.000 rpm e torque de 1.650 Nm de 1.100 a 1.400 rpm, oferecendo versatilidade no aproveitamento das configurações da Lei da Balança, em conjuntos com semirreboques de três eixos simples, espaçados ou do tipo 1+2. O PBTC (Peso Bruto Total Combinado) do modelo é de 46 toneladas.

O cavalo mecânico 420 6x2, por sua vez, entrega 420 cv de potência a 2.000 rpm e torque de 1.820 Nm de 1.100 a 1.400 rpm, com distribuição de peso mais equilibrada para aplicações como carga geral, frigorificada, basculantes e tanques.

Já o modelo A7 6x4 é voltado ao segmento Premium de aplicações rodoviárias mais pesadas, em composições como bitrem, rodotrem e treminhão, oferecendo 460 cv de potência a 2.000 rpm e torque de 2.000 Nm entre 1.100 e 1.400 rpm.

Finalmente, voltada para tarefas mais severas, em aplicações fora de estrada de vários tipos, a versão A7 8x4 traz 420 cv a 2.000 rpm e torque de 1.850 Nm de 1.100 a 1.400 rpm. Para este modelo, está disponível apenas a versão de transmissão automatizada.

Nacionalização

Por hora, todos os caminhões da Sinotruk são importados da fábrica da empresa em Jinan, na China, de onde já vêm montados. A empresa aprovou recentemente o plano para a construção de uma fábrica em Lajes, Santa Catarina, com investimento inicial de R$ 300 milhões, que pode chegar a mais de R$ 1 bilhão, com a geração de 1.100 empregos. A planta industrial, que a princípio montará os conjuntos importados da matriz, estará num terreno de 2,2 milhões de m2, dos quais 1,2 milhão de m2 se destina a instalação do futuro parque de fornecedores. De acordo com o diretor-geral da Sinotruk Brasil, Joel Anderson, a empresa já tem sido sondada por fornecedores de autopeças locais interessados no projeto.

A intenção da empresa é atingir o índice de nacionalização de 65%, para obter os benefícios voltados aos produtores nacionais, mas não definiu a data em que isso deve ocorrer. Ao contrário do que ocorre no restante da indústria automotiva no mundo, a Sinotruk tem, na China, sua produção quase que totalmente verticalizada.

Anderson adiantou ainda a intenção de produzir motores no Brasil, o que está sendo discutido entre a CNHTC (China National Heavy Duty Truck Corporation), detentora da marca, e a Elecsonic, importadora dos veículos e conhecida como Sinotruck Brasil.

Composta por 11 sócios brasileiros, a Elecsonic, de acordo com o diretor-geral, ganhará dois novos sócios nacionais que viabilizarão os investimentos na fábrica. Um deles deverá ser anunciado ainda neste mês e o segundo, no final do ano. Anderson não revelou o nome dos sócios.

A empresa prevê vender os primeiros caminhões produzidos no Brasil em junho de 2014 e anunciou, ainda, a entrada no segmento de caminhões leves já em 2013, sem especificar os modelos. A projeção da Sinotruck Brasil é comercializar, até o final de 2012, 1.400 unidades.

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