Segundo o gerente Nacional de Vendas da UPS Brasil, Christiano Rihan, a estratégia tem como objetivo otimizar o tempo de trânsito das remessas, prolongar o último horário de coleta em três horas e garantir os prazos para serviços expressos, reduzindo os custos com transporte. O executivo informa que a UPS já possuía operações nestas localidades, mas atuava por meio de parceiros operacionais.
A inauguração das filiais demandou investimentos. A frota terrestre e o número de couriers – colaboradores destinados à entrega e à coleta de produtos –, por exemplo, foram ampliados em 47%. Isso porque, explica Rihan, com a quantidade de centros expandida, de quatro para 12, a UPS atende, agora, 110 cidades no Brasil. O reforço no mapa de rotas também exigiu a aplicação de verbas em ativos.
Para a presidente da UPS Brasil, Nadir Moreno, a expansão representa um grande investimento na rede e reforça o compromisso da empresa com a nação. “Nós continuamos a alavancar oportunidades de crescimento no Brasil, a fim de apoiar o fluxo comercial entre as empresas em todo o País e ao redor do mundo”, diz. A executiva completa dizendo que a iniciativa permite aos clientes consolidar seus envios domésticos, eliminando múltiplos processos de embarque, e utilizar a mesma plataforma de tecnologia para rastreamento e visualização de embarques internacionais, com visibilidade porta a porta.
Números
A UPS não revela números locais, mas anuncia que, globalmente, suas operações expressas faturaram, em 2011, US$ 44 bilhões, registrando volume de entrega de 4 bilhões de encomendas e documentos no ano, cerca de 15,8 milhões de operações diárias. No Brasil, o gerente Nacional de Vendas informa apenas que o volume diário cresceu no passado acima dos dois dígitos frente a 2010.