Apenas três dias após anunciar a compra da Total Express, uma das principais empresas distribuidoras que atendem ao segmento do comércio eletrônico no País, a DGB (Distribuição Geográfica do Brasil), holding de logística e distribuição do Grupo Abril, lançou ontem oficialmente a Entrega Fácil, sua nova empresa voltada à distribuição de pequenas encomendas.
Segundo Alexandre Felix, diretor da Entrega Fácil, a empresa surge como alternativa ao atendimento do mercado de e-commerce, visando aproveitar toda a estrutura que a DGB já possui para a logística de entrega de revistas: são 233 distribuidores dedicados, que entregam em mais de 2.500 municípios do Brasil com frequência de mais de duas vezes por semana.
“A ideia é capacitar essa rede para distribuir as pequenas encomendas. Nós temos como diferencial a presença, além de todas as capitais, também no interior dos estados, onde a cobertura das outras empresas que atendem ao comércio eletrônico, inclusive a Total Express, ainda é pequena. E, além da capilaridade, temos também qualidade, pois a entrega de revistas já exige o cumprimento estrito dos prazos, uma vez que o assinante quer receber a revista atual e as bancas de jornal, caso não recebam os produtos no prazo, perdem venda e receita”, acredita Felix.
O executivo informa que a DGB investiu este ano mais de R$ 40 milhões em projetos envolvendo novas estruturas de sistemas, e mais R$ 30 milhões na construção de um novo centro de distribuição em Osasco, na Grande São Paulo. Com isso, a área, que era de 10 mil m2, passou para 25 mil m2, dos quais três mil m2 estão sendo ocupados pela Entrega Fácil, área já equipada com sistemas de esteira e pré-sorter.
Os investimentos – informa Felix – foram direcionados para dar à Entrega Fácil, já de saída, capacidade de gestão, controle e rastreabilidade total das operações. “A empresa opera há dois meses com um grande cliente do varejo eletrônico, cujo nome não podemos divulgar, que começou a operar há duas semanas e já consegue fazer o tracking das entregas”.
Os planos de crescimento da empresa são ambiciosos. Com base na curva de crescimento do e-commerce, Felix adianta que a previsão é que, já no final de 2012, a Entrega Fácil entregue 12 mil encomendas/dia, número que deverá subir para 40 mil encomendas/dia em 2013, atingindo 90 mil em 2014. A empresa já nasce com capacidade para fazer duas mil entregas/dia. “Se olharmos a curva de crescimento do comércio eletrônico, veremos que, apenas com o crescimento orgânico do setor, poderemos alcançar facilmente essa cifra”.
Por hora, ele informa que a empresa ainda não tem capacidade para fazer a logística reversa dos produtos entregues, apenas sua devolução, que ocorre quando o cliente não é encontrado no endereço informado, enquanto a reversa trata do recolhimento dos produtos abertos que, por algum motivo, o cliente decidiu devolver. A Entrega Fácil espera ter a estrutura de logística reversa disponível já no segundo semestre de 2012. Até lá, os clientes terão de utilizar outra empresa para este serviço.
Concorrência
Como tanto a aquisição da Total Express quanto o lançamento da Entrega Fácil são muito recentes, a DGB ainda estuda como será o posicionamento de ambas no mercado já que, a princípio, elas seriam concorrentes. “O que posso adiantar é que, por ora, nada muda. As operações da Total Express continuarão sob a mesma bandeira e as entregas de e-commerce de seus clientes não serão afetadas pela aquisição. Se forem, será positivamente, pois poderemos colocar a malha da DGB a serviço da Total”, assegura o diretor.
Futuramente, a DGB decidirá como serão estruturadas as operações entre as duas, mas Felix garante que nenhuma empresa da DGB irá canibalizar as demais. Hoje, além da Total Express e da Entrega Fácil, a holding tem sob seu comando outras quatro empresas, sendo três de distribuição (Dinap, FC Comercial e Magazine Express) e uma de logística a Treelog.
Leia mais sobre o lançamento da Entrega Fácil e a aquisição da Total Express pela DGB na edição de dezembro da Tecnologística