A Ramos Transportes mudou seu processo de gerenciamento operacional. Chronus, o novo sistema, foi integrado ao ERP (Enterprise Resource Planning) Protheus da Totvs, utilizado nas 67 filiais distribuídas pelo Brasil. Desenvolvida pela equipe de gerenciamento operacional da Ramos e com acompanhamento da consultoria INDG (Instituto de Desenvolvimento Gerencial), a tecnologia Chronus, que contou com um investimento de R$ 5 milhões ao longo de dois anos, combina agilidade operacional com rapidez nos processos gerenciais.
O grande benefício com a mudança foi a redução de 45% no tempo de triagem e manuseio da carga. O resultado pode ser visto nas operações dos mais de 2,5 milhões de volumes movimentados por mês, que passaram a ser totalmente rastreados, através do código de barras, em todas as etapas da operação. A desburocratização da expedição de documentos também foi significativa, assim como o fluxo de informações entre as demais áreas da empresa e o próprio cliente.
“O Chronus colocou a operação da Ramos em um outro patamar. A rastreabilidade dos volumes transportados pela empresa e o aumento da produtividade operacional tornou a operação muito mais eficaz”, conclui Tibério Ramos, vice-presidente da Ramos Transportes.