Nova linha de moldagem da empresa terá capacidade para produzir 24 mil ton/ano
A Usiminas Mecânica, companhia que integra o Grupo Usiminas, acaba de fechar acordo de transferência de tecnologia com a Standard Car Truck (SCT) para a fabricação de truques ferroviários e de seus componentes fundidos em sua planta em Ipatinga (MG). A SCT é uma empresa norte-americana e uma das maiores fornecedoras mundiais de truques ferroviários (conjunto de peças fundidas, como rodas, molas e eixos) e fornecedora das principais operadoras ferroviárias do mundo.
O superintendente de fundição, forjaria e vagões da Usiminas Mecânica, Jairo Andrade Cruz Júnior, conta que o investimento na implantação de uma nova linha de moldagem totalmente automatizada e com capacidade para produzir 24 mil toneladas ao ano será da ordem de R$ 49,5 milhões. A expectativa é que, até meados do ano que vem, a fabricação de truques já esteja em operação. “A parceria com a Standard Car Truck, aliada à conclusão das obras de ampliação da nossa unidade de fundição no Vale do Aço permitirá que iniciemos a produção já no segundo semestre de 2011”, complementa. A companhia é uma das principais fabricantes brasileiras de vagões ferroviários e, até o momento, vem utilizando componentes fundidos e truques fabricados por terceiros. “A fabricação própria vai ampliar a competitividade da empresa”, considera.
Segundo o executivo, o volume que a empresa pretende produzir – 24 mil toneladas ao ano - é bem superior ao da demanda interna brasileira. “Além de atender o mercado nacional, pretendemos exportar parte da produção”, justifica. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) a demanda interna é de 18 mil toneladas/ano, em média.
O investimento também contempla a modernização e ampliação das linhas de moldagem manual. “A fundição da Usiminas Mecânica já tem capacidade para processar 150 toneladas de metal líquido. Isso significa que a empresa pode fabricar produtos de até 110 toneladas, o que a torna capaz de fabricar as maiores peças de peso individual na América Latina”, finaliza.