A McLane do Brasil está oferecendo, desde o último mês de março, serviços completos na cadeia logística para seus clientes, com o início das operações de sua nova divisão, chamada International Logistics. Com ela, além dos serviços já oferecidos de supply chain management em território nacional, a McLane passa a ofertar serviços de uma trading company – como desembaraço aduaneiro e resolução de todas as questões legais e tributárias relativas à importação e exportação – e operações de logística internacional, integrando os transportes nos modais aéreo, marítimo e rodoviário de contêineres. A expectativa da empresa é que a nova divisão eleve o patamar da McLane no setor, já que ela passa a atuar como um integrador logístico internacional. Hoje, a empresa tem faturamento mundial de US$ 35 bilhões.
“Já integrávamos toda a cadeia logística nacional para nossos clientes. A ideia com a divisão International Logistics é integrá-la também no âmbito internacional, dentro do conceito de “one stop shop”, oferecendo estrutura completa. Temos estrutura capaz de coletar os produtos desde a origem no exterior e fazer não somente o seu transporte físico por diferentes modais, como também o desembaraço comercial e aduaneiro. Chegando ao Brasil, o cliente pode ainda utilizar os serviços da nossa divisão Supply Chain Solutions, com operações logísticas abrangentes dentro do território nacional”, explica Fernando Medeiros, diretor-geral da International Logistics.
Ele coloca que ficará a critério do cliente usar apenas parte ou toda a gama de serviços. “Existem empresas que, pelo volume de operações, têm sua própria estrutura de trading. Elas poderão continuar fazendo o desembaraço fiscal por meio desta estrutura e utilizar apenas os nossos serviços de freight forwarder. O mesmo se dá com os serviços de supply chain management. Mas é claro que elas irão capturar todos os benefícios de uma solução integrada utilizando a estrutura completa”, ressalta o executivo, colocando que a nova divisão pode agregar ainda algumas vantagens, como o Fundap, do Espírito Santo, e o Pró-Emprego, de Santa Catarina, que oferecem isenção tributária para operações sediadas naqueles estados.
Agora, a nova estrutura da McLane ficou organizada em duas divisões: International Logistics, dividida em serviços de trading e freight forwarder; e Supply Chain Solutions, separada nas unidades de Supply Chain Strategy (com serviços de desenho de rede logística, distribuição de canais, design de operação, tecnologia e inovação) e Supply Chain Operation, que abrange armazenagem, transporte, gestão integrada da malha logística nacional e customer service, entre outros.
Base atual
Segundo Medeiros, o foco inicial da nova divisão é a base atual de clientes da empresa que, segundo ele, tem 100% de aderência aos novos serviços “Nossa carteira da divisão Supply Chain Solutions é formada por grandes empresas, muitas das quais já possuem ou estão expandindo sua atuação internacional. Acreditamos que todas têm perfil para os novos serviços”, diz o diretor-geral. Para ele, a abertura da International Logistic pega o Brasil em um momento muito especial, próspero, em que todos os setores estão demandando insumos vindos do exterior. “O país ainda tem muito a crescer neste sentido”. Para ele, não existem nichos específicos de atuação, pois são serviços que atendem a qualquer segmento.
Embora a McLane anuncie como meta um crescimento de 100% no Brasil em 2010, grande parte dele auxiliado pela nova divisão, Medeiros é reticente ao falar em números. “Claro que temos nossas estimativas, mas prefiro não falar delas porque ainda estamos começando a atender os clientes nesta nova solução integrada”, coloca ele, adiantando porém que as estimativas iniciais podem, inclusive, ser superadas.
A nova divisão terá atuação em todos os mercados em que a McLane já atua e prestará serviços também para as empresas do Grupo Berkshire Hathaway, ao qual a empresa pertence. “Podemos aproveitar as sinergias do próprio Grupo, que também utiliza logística internacional”, ressalta.
A International Logistics opera, por hora, dentro do centro de distribuição Anhanguera da McLane, mas já tem planos de se mudar para sua sede própria ainda neste primeiro semestre.