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ALL e Standard inauguram terminal em Alto Taquari

Por Redacción el 21 de julio de 2009 a las 14h59 (atualizado em 14/04/2011 às 17h38)

Meta é movimentar, já no primeiro trimestre de operação, entre 600 e mil contêineres por mês no corredor intermodal entre Mato Grosso e Santos

A América Latina Logística e a Standard Logística inauguraram, na semana passada, o novo Terminal de Contêineres de Alto Taquari (MT), estrutura construída em um terreno de 93 mil metros quadrados, que viabiliza, pela primeira vez, o transporte ferroviário de contêineres entre a região Centro-Oeste e o maior porto do país, em Santos (SP) – trajeto que congrega 1.100 km de trilhos e apenas 200 km de trecho rodoviário. O corredor vai movimentar cargas dry e reefer.

A estreia do empreendimento envolve 28 contêineres refrigerados que irão do porto paulista até o novo terminal, onde serão carregados com carne congelada destinada à exportação, via Santos – operação que deve durar uma semana. A expectativa de ambas as empresas é de movimentar, neste recém-formado corredor intermodal, entre 600 e mil contêineres por mês já no primeiro trimestre de operação e, a partir daí, chegar a até três mil contêineres por mês nos próximos anos de atuação.

Em um ano, o novo terminal deverá corresponder a cerca de 40% da manipulação de contêineres pela ALL, sendo o maior terminal da companhia no segmento. Para suportar o crescimento que espera no volume movimentado, a empresa termina, em agosto próximo, a reforma de 400 vagões-plataforma. “Continuaremos investindo na diversificação do leque de produtos que transportamos, apostando principalmente nas cargas conteneirizadas que hoje correspondem a 1% de seu potencial”, informa Sergio Nahuz, diretor de Industrializados da operadora, justificando que esse é uma das atividades que mais crescem no setor industrial.

Para a Standard, o novo empreendimento exigiu investimentos de cerca de R$ 35 milhões, utilizados na construção do terminal de Alto Taquari e de um outro em Cubatão (SP), este em fase de licenciamento. Por outro lado, diminui custos logísticos e amplia a área de atuação da companhia. “Estamos lançando um modal bastante competitivo, capaz de reduzir o custo do frete entre 10% e 20% e, por isso, apostamos que chegaremos rapidamente aos dois mil contêineres movimentados por mês no trecho”, acredita José Luis Demeterco Neto, presidente da operadora. Além disso, com a exploração do recém-criado corredor intermodal, a empresa que já atendia nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, agora estende suas atividades até o Mato Grosso.

www.all-logistica.com

www.standardlog.com.br

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