Os 250 quilômetros do novo trecho, ligando Alto Araguaia e Rondonópolis, custarão cerca de R$ 700 milhões e devem ficar prontos em 2013
A América Latina Logística informa que inicia, ainda este mês, a construção do novo trecho da Malha Norte, que terá 251 quilômetros de extensão e ligará os municípios de Alto Araguaia e Rondonópolis (MT). A expansão foi anunciada no início do ano como parte das metas para 2009; faltavam então a licença ambiental, concedida pelo IBAMA em maio último, e o financiamento de R$ 691,6 milhões, liberado pelo BNDES esta semana.
O fundo de investimento FI-FGTS negocia ainda sua participação na expansão da Malha Norte, obra que deverá terminar em 2013. O projeto de construção deste trecho foi concebido originalmente em 1989, pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, empresa incorporada à RFFSA, depois à Ferrovia Novoeste e, posteriormente, fundida à ALL. O contrato de exploração da nova via tem duração de 25 anos e depois desse período será absorvido pela concessão da Ferronorte.
A expectativa da ALL é transportar, no novo trecho, cerca de 9,3 milhões de toneladas de produtos como soja, milho, açúcar, algodão, madeira de reflorestamento, contêineres e combustíveis. Para aproveitar todo o potencial da região, está prevista ainda a construção de um terminal intermodal de captação de cargas em Rondonópolis. Embora a empresa ainda não tenha data prevista para o início deste projeto específico, a projeção é de que o entreposto sozinho movimente, inicialmente, 12 milhões de toneladas e receba até mil caminhões por dia.