Ibovespa
130.893,97 pts
(0,77%)
Dólar comercial
R$ 5,70
(-0,08%)
Dólar turismo
R$ 5,93
(0,14%)
Euro
R$ 6,17
(0,11%)

Penske consolida seu CD multiclientes

Por Redacción el 7 de mayo de 2009 a las 9h48 (atualizado em 19/04/2011 às 12h33)

Concentração dos diferentes clientes em um armazém central é apenas uma das mudanças estratégicas em curso

Depois de promover uma reestruturação em sua diretoria, a Penske Logistics agora põe em prática um novo plano de negócios, com iniciativas em diferentes direções. Uma delas foi concentrar as operações de dois CDs multiclientes, um de cerca de 14 mil metros quadrados em Barueri (SP) e outro de aproximadamente 30 mil metros quadrados em Tamboré (SP), em um mesmo espaço, muito maior: o novo armazém, em Cajamar, tem 70 mil metros quadrados.

O processo de mudança, que não envolveu operações indoor ou CDs dedicados da operadora, começou em junho do ano passado, se desenvolveu gradualmente, e está se consolidando agora.

“A concentração das operações multiclientes em um só CD visou, em parte, enxugar custos de estrutura, segurança e tecnologia, eliminando a duplicidade desses gastos”, explica Cristiano Koga, diretor Comercial para a América do Sul, acrescentando que a decisão foi tomada antes das mudanças na administração da Penske. “Mas, por outro lado, essa medida reflete também a estratégia de buscar novos clientes no mercado, diversificando inclusive, os segmentos de atuação que tradicionalmente compõe nossa carteira”, completa.

Estrutura
O CD alugado pela Penske pertence à Marabraz, que utiliza parte para sua própria operação e subloca cerca de 110 mil metros quadrados restantes em módulos. “Como foi inaugurado em 2006, o armazém é muito moderno, com instalações bastante novas. E oferece muita segurança também, com circuito de câmeras, eclusas, e outros cuidados”, comemora Koga.

Mesmo sem poder precisar valores, o executivo afirma que o investimento foi grande. “Imagine o custo de equipar todo esse espaço, com um pé direito de 14 metros de altura, com estantes paletizadas. Isso sem contar empilhadeiras, sistemas de gestão, implantação de um modelo de transmissão de informações por radiofreqüência, entre outras necessidades”, enumera o executivo.

Segundo ele, dez empresas ocupam hoje o CD multiclientes da Penske, mas há ainda três módulos disponíveis para expansão, somando aproximadamente 40 mil metros quadrados, dos quais a empresa espera precisar em breve: “Vamos buscar clientes de diferentes segmentos, procurando equilibrar melhor a sazonalidade da carteira, que atualmente pesa mais para os setores automotivo e de eletrônicos, mais aquecidos no segundo semestre de cada ano”.

Mercado
A Penske visa equilibrar a sazonalidade descrita por Koga principalmente através do setor de fármacos e correlatos, já que, o uso de medicamentos independe da época do ano. “Já entramos com a papelada de requisição da licença da Anvisa, e temos aí uns cinco meses até receber efetivamente o certificado em nível nacional”, relata o diretor Comercial da empresa.

“Para sustentar nossa meta de crescimento para este ano, que está na casa dos dois dígitos, dependemos do crescimento orgânico dos nossos clientes atuais, e também da nossa capacidade de conquistar novos parceiros”, pondera, citando os segmentos de bens industriais, varejo e consumo, como setores em que a Penske pretende buscar novos negócios.

www.penskelogistics.com

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar