Empresa aplica R$ 1,1 milhão na aquisição de cinco equipamentos
A Paletrans investiu R$ 1,1 milhão e encerrou, no final do mês de março, sua estratégia de aquisição de equipamentos. Desde o início do ano, um torno, uma guilhotina, uma dobradeira, um centro de usinagem de grande porte e um robô de solda foram colocados em operação. Segundo o diretor de Operações, Antonio Augusto Zuccolotto, os objetivos com as compras são renovar o parque industrial e modernizar algumas etapas da produção.
O diretor conta que a chegada da guilhotina e da dobradeira permitiu que a empresa produza internamente peças anteriormente adquiridas no mercado, como os garfos. A redução dos gastos é uma das vantagens com a fabricação própria. “Reduziremos em 30% nossos custos com a aquisição de matéria-prima, já que antes comprávamos aço processado e agora compraremos apenas a chapa”, diz.
Já com o torno e o centro de usinagem, afirma Zuccolotto, a companhia espera uma redução de 50% nos custos com manutenção, enquanto a aquisição do robô padroniza e melhora a qualidade das soldas, efetuadas anteriormente de forma manual. “O robô realiza o trabalho de três soldadores”, lembra. Sem revelar valores e datas definidas, o diretor anuncia que até o final do ano mais dois robôs serão colocados em operação.
Apesar dos investimentos, Zuccolotto espera para este ano uma queda de 40% no faturamento da Paletrans. O número consolidado não foi revelado. Apesar disso, o executivo vislumbra oportunidades devido à acentuada retração do mercado – cerca de 50%. A meta, diz, é aumentar o market share de algumas linhas. Ele exemplifica. “Em 2008, nossa participação no segmento de empilhadeiras elétricas foi de 16%. Para este ano, nossa expectativa é atingir 20%”, afirma.