Cinco plataformas foram aplicadas na linha de montagem de chassi de ônibus a fim de modernizar e agilizar a operação
A Scheffer Logística implantou, no segundo semestre do ano passado, na linha de montagem de chassi de ônibus da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP), um novo conceito de abastecimento. De acordo com o diretor Comercial da Scheffer Logística, Afif Miguel Filho, os objetivos com a novidade foram modernizar, agilizar e proporcionar mais conforto operacional na linha. Ele ressalta que a montadora desenvolveu a ideia da plataforma, ficando a cargo da Scheffer o trabalho de concretizá-la.
O executivo explica o projeto. “Instalamos cinco plataformas com movimentos guiados e capacidade de carga para três mil quilos que possuem 14x4,5 metros e que contêm todas as ferramentas e equipamentos necessários para a montagem de todos os tamanhos de chassi da Mercedes-Benz, desde micro-ônibus até ônibus articulados de 18 metros com motor dianteiro e traseiro ou ainda com suspensão metálica e pneumática”, diz. Segundo o executivo, as plataformas permitem a concepção do produto sem que os montadores saiam de suas estações de trabalho. “O equipamento permite que uma mesma equipe de trabalho execute todas as tarefas”, resume. Antes, comenta, a linha era linear e existiam diferentes células de montagem. Nos novos equipamentos, oito pessoas operam. Filho não sabe quantos profissionais eram necessários pelo modelo antigo de montagem.
Além de melhorar a performance da linha, o diretor afirma que eliminar o problema de ergonomia era outra meta do projeto. “O posicionamento operacional dos funcionários melhorou, pois na plataforma o chassi fica apoiado sobre mesas pneumáticas que sobem e descem de acordo com a necessidade de montagem”, salienta. Vale lembrar que as plataformas são movimentadas, ainda, longitudinalmente por meio de transportadores de taliscas (arraste), localizados em cavidades no piso abaixo das plataformas, e transversalmente por meio de mesas de transferência (transfers). “Os movimentos são realizados a medida que o ciclo de montagem dos chassis é concluído”, reforça.
Procurada pela reportagem da Tecnologística para comentar sobre as vantagens da plataforma, a Mercedes-Benz não retornou a solicitação de entrevista.