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Rapidão Cometa se prepara para expandir negócios

Por Redacción el 16 de enero de 2009 a las 16h37 (atualizado em 18/04/2011 às 11h57)

Provedor aumentou em 23% seu faturamento em 2008 e começa 2009 anunciando associação com a administradora de fundos GG Investimentos para crescer

Com a lição de casa feita e a casa arrumada, o Rapidão Cometa se prepara para dar um passo decisivo para a consolidação de seu processo de expansão continuado. Após crescer 23% no ano passado e concretizar um faturamento de R$ 700 milhões, a provedora de soluções logísticas acaba de associar-se a uma gestora de fundos privados, a GG, Governança & Gestão Investimentos para atingir a meta de crescer 30% em 2009, com a compra de concorrentes – uma tendência no setor.

Para Américo Pereira Filho, diretor Comercial do Rapidão Cometa, a companhia está finalizando, no momento, um estudo de viabilidade, que já leva 18 meses, e vai definir o melhor caminho a ser traçado: crescer com a abertura de filiais ou partir para a aquisição de empresas com estrutura formada. “A expansão, em tese, é mais rápida quando feita através de incorporação de empresa já existente do que com crescimento orgânico. Contudo, não existe nada configurado neste sentido, estamos avaliando as possibilidades com cautela”, esclarece o executivo, lembrando que a presença da gestora de fundos de private equity GG, no processo é um importante diferencial – a parceira administra hoje quatro fundos e mantém na sua carteira seis grandes companhias de diversos setores.

Sem citar valores, Américo confirma que os atuais sócios da companhia permanecerão majoritários e firmes no propósito de continuar atuando com um mix diversificado em cerca de 10 segmentos potenciais da economia, dentre os quais cosméticos, telefonia, automotivo, eletroeletrônico, confecção, bebidas, farmacêutico, comércio eletrônico etc. “Nada de concentrar os negócios em um único setor. Num dado momento, isso pode ser interessante, porém há riscos em se ter um foco muito especializado e ser pego no contra-pé de alguma crise setorial”, explica.

A derivação de interesses, no caso, ocorrerá dentro do próprio escopo de atividades existentes. A empresa presta atendimento integral ao supply chain de seus clientes, fornecendo serviços que vão desde a logística básica até soluções customizadas. “Já fazemos tudo em transporte e logística – armazenagem, movimentação e controle de estoques, montagem de kits e equipamentos, reposição de material de consumo, suporte e assistência técnica, compra e venda de insumos, distribuição etc. Nosso objetivo agora é ampliar o perfil para atender carga fracionada de alto valor agregado, o que exige muito mais preparo, condições operacionais e investimento em gerenciamento de riscos”, comenta, explicando que o ponto de partida será a própria carteira de 12 mil nomes. “Estamos fazendo um trabalho para pulverizar ainda mais, com clientes individuais de vários setores”, conta.

A confiança vem dos próprios resultados obtidos em 2008.
Na contra-mão do mercado – que está muito preocupado com a crise – segundo Américo, a empresa vê a melhor saída no trabalho duro. “Não vamos dizer que escapamos ilesos, tínhamos uma expectativa de crescimento otimista, acima dos 30%, a solução foi refazer as contar e continuar os projetos, apenas com mais cautela”, comenta, “assim mesmo, o crescimento de 23% foi muito bom.”

      Para se ter uma idéia, nos últimos quatro anos, o faturamento do Rapidão, mais que dobrou, saindo de R$ 340 milhões em 2004, para R$ 700 milhões em 2008. A empresa vem crescendo a uma taxa de 20% a 25% ao ano. Até 2010 a intenção e ultrapassar a cifra de R$ 1 bilhão de faturamento.

Esse resultado foi fruto do desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado logístico, da conquista de novos clientes, muita atenção para com a qualificação profissional, fortes investimentos em tecnologia e na ampliação da estrutura física da empresa, com a implantação de novos terminais, aumento da frota, abertura de mais postos de trabalho, entre outras ações.

Balanço de realizações

 Para pontuar os fatos mais marcantes do ano de 2008, Américo destaca os investimentos em infra-estrutura física e operacional. “Estamos investindo fortemente nas regiões Sudeste e Sul, onde se concentra o grosso do PIB do país, os maiores centros de consumo e as melhores possibilidades de prestação de serviços”, explica. Por isso, em 2008, o Rapidão Cometa investiu na abertura da nova filial em Guarulhos, cujo empreendimento consumiu  R$ 32 milhões, na aquisição de uma área de 65 mil metros quadrados, dos quais 22 mil metros quadrados construídos. No local há a possibilidade de operar simultaneamente 120 veículos.

Além disso, a empresa dobrou a capacidade da filial de Belo Horizonte, inaugurou uma unidade em Vitória e ampliou a do Rio de Janeiro – sem contar a mudança de sede da filial Brasília, já em outra região, para uma área de 10 mil metros quadrados, dos quais 2,7 mil de armazenagem.

Atualmente, o Rapidão mantém 35 filiais e mais de 170 pontos em todo o país. Ao todo, são mais de 650 mil metros quadrados de área construída e de pátio. “Em 2009 vamos expandir em 30% nossos negócios, mas ainda não temos definidas as localidades, áreas e valores. Isso tudo está passando por análise”, diz Américo. Com a atual estrutura a empresa alcança mais de 4 mil localidades, inclusive, 214 países, através de um acordo operacional firmado com a FedEx. O volume de cargas expedidas por ano pelo provedor é de aproximadamente 600 mil toneladas ou sete milhões de entregas.

No tocante à frota, o investimento foi de R$ 5,5 milhões, na aquisição de 37 veículos, incluindo todas as faixas, dotados de baús especiais blindados e rastreados. Com isso a empresa passa a ter 2.500 veículos operando em todo o país. “A expansão também exigirá a compra de mais caminhões porque o negócio de transporte tenderá a crescer com a expansão prevista”, pondera Américo, sem mensurar quantidades.

Outra área que vem ganhando corpo na companhia é a de TI. “Mantemos sistemas de TMS, desenvolvido internamente, e WMS, com um parceiro. E já vamos fazer um up-grade neste ano”, enfatiza .

Nas contas do executivo, a empresa criou 1.000 novos postos de trabalho no ano passado, elevando para 6.400 o elenco. Em termos de  capacitação de pessoal o Rapidão investe continuamente para reter talentos – afinal, não é possível crescer prescindindo de uma equipe bem preparada. “Nosso programa interno,“Prata da Casa”, consiste em formar gente e dar a possibilidade de ascensão àqueles que já integram nossos quadros”, comenta, garantindo que 70% do seu time de executivos é oriundo da própria casa. E mais oportunidades poderão surgir com o projeto de expansão em vigor. 

www.rapidaocometa.com.br

www.ggivestimentos.com.br

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