Em 2009, a embarcação será escalada para realizar serviços entre a Europa e a Costa Leste da América do Sul
A Hamburg Süd batizou, em 30 de outubro passado, no estaleiro da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co. (DSME) em Okpo, Coréia do Sul, o navio porta-contêiner “Rio Negro”. A embarcação é a terceira unidade de uma série de seis navios idênticos – como o “Rio de La Plata” e o “Rio de Janeiro”–, já em operação, cada qual com capacidade para 5,9 mil TEUs.
Após a cerimônia de batismo, que teve como madrinha Daniela Oetker – esposa de Alexander Oetker, diretor-executivo da companhia marítima A.O. Schiffahrt GmbH & Co. KG –, o “Rio Negro” parte para sua primeira operação marítima, amanhã 4 de novembro. A embarcação está escalada para cobrir os serviços New Good Hope Express, da Hamburg Süd, que conecta a Ásia e a África do Sul com a Costa Leste da América do Sul. Terminada essa missão, o porta-contêiner será incorporado ao serviço Europa – Costa Leste da América do Sul, em março ou abril de 2009.
O “Rio Negro” tem capacidade para 80.455 tdw (peso total ou capacidade de carga que o navio pode deslocar, incluindo cargas, combustível e outros), 5.900 TEUs e 1.365 plugs para contêineres frigoríficos. Seu comprimento total é de 286,45 metros, a extensão entre perpendiculares de 273, 45 m, a largura de 40 m e o calado máximo é de 13,5 m. O motor da embarcação principal tem potência de 45.760 kW e a velocidade máxima que atinge é de 23 kn.