A empresa adquiriu a totalidade do capital social da brasileira MGE
A Caterpillar anuncia que entrou em acordo para a aquisição da totalidade do capital social da MGE Equipamentos & Serviços Ferroviários. Localizada em Diadema (SP) e Hortolândia (SP), a MGE é fabricante e recondicionadora de motores de tração, geradores (principais e auxiliares), equipamentos de controle e componentes auxiliares para locomotivas e carros de passageiros. Além disso, moderniza e recupera locomotivas. A companhia faz parte, agora, da Divisão Progress Rail Services da Caterpillar. Trata-se da primeira aquisição da Progress Rail fora da América do Norte. O valor do negócio não foi divulgado.
A divisão da Caterpillar é uma das mais integradas e diversificadas fornecedoras de produtos e serviços de via permanente e material rodante da América do Norte. Os produtos incluem serviços para variados tipos de veículos férreos e infra-estrutura de via permanente. Sediada em Albertville, nos Estados Unidos, a Progress Rail opera em mais de 110 localidades com 4.625 empregados no Canadá, México, além dos Estados Unidos.
O presidente do Grupo Caterpillar, Steve Wunning, afirma que o crescimento contínuo dos negícios da empresa na área de serviços é uma parte importante da estratégia denominada “Visão 2020”. “A aquisição da MGE é um primeiro passo nesse processo, na medida em que a Progress Rail expande seu comprovado e bem-sucedido modelo de negócio para fora do mercado norte-americano”, diz.
Um dos motivos destacados na negociação, foi o fato de as companhias possuírem sinergias para alavancar todo o portfólio de produtos e serviços da Progress Rail. Além disso, as parceiras serão beneficiadas pelo relacionamento já existente da MGE no mercado ferroviário brasileiro e de material rodante, sem contar o contato da Caterpillar com as indústrias de mineração e construção.
Ronaldo Moriyama e Carlos Roso, antigos sócios majoritários da MGE, continuarão a atuar como diretores da sociedade, reportando-se a Billy Ainsworth como parte da Progress Rail.