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ALL e Global Logística investem em terminal

Por Redacción el 5 de junio de 2008 a las 14h50 (atualizado em 10/05/2011 às 14h34)

A iniciativa dá início ao transporte intermodal de contêineres nos portos de São Francisco do Sul e Itajaí. A movimentação prevista é de 15 mil TEUs por ano

A América Latina Logística (ALL) acaba de celebrar uma parceria com a catarinense Global Logística para a  construção de um novo terminal (Terminal Global II), no Porto de São Francisco do Sul (SC), que viabilizará a operação ferroviária de contêineres em portos catarinenses. A iniciativa exigiu um investimento de R$ 1 milhão.

O empreendimento, situado a 3 km do Porto de São Francisco do Sul e a 100km do Porto de Itajaí, tem 70 mil metros quadrados de área e capacidade estática para mil contêineres. A movimentação está prevista para 6 mil TEUs por mês, podendo chegar a 15 mil TEUs/ano, entre importação, exportação e cabotagem.

Embora a operação seja intermodal, o trajeto principal será feito por ferrovia até o terminal, onde as cargas serão transferidas para caminhões até o ponto de descarga nos portos de São Francisco e Itajaí.  “Até o fim do ano passado, o acesso  de contêineres aos portos de São Francisco e Itajaí era exclusivamente rodoviário. Com a parceria, passaremos a oferecer uma nova opção logística aos importadores e exportadores”, diz Alexandre Campos, diretor de Industrializados da ALL.

Para a empresa, é mais uma alternativa de incremento no segmento de contêineres, um dos principais alvos da ALL no segmento industrial. Este é o 11o terminal de captação de cargas por contêiner da empresa, que amplia sua participação para os seis principais portos do Mercosul. “Vamos crescer 60% em volume neste segmento em 2008”, informa o executivo. A previsão é a de que a movimentação seja liderada por produtos como congelados (aves, bovinos e suínos), produtos alimentícios, cerâmicos, siderúrgicos, madeira e bobinas – a maioria  originada no oeste de Santa Catarina, norte e oeste do estado do Paraná e centro-oeste brasileiro.

O Terminal atenderá também o estado de São Paulo, principalmente no segmento de cargas secas de importação. “Com esta operação, abrimos uma nova fronteira logística em Santa Catarina, com grande perspectiva de crescimento”, revela Cláudio dos Santos, diretor da Global Logística.

Diversificação

Atualmente, a movimentação total da ALL ultrapassa 80 mil TEUs, incluindo as operações na Argentina, com uma distância média percorrida de mil quilômetros. “Tradicionalmente, as ferrovias brasileiras tinham foco em commodities e minérios. Nós queremos ampliar o mix de produtos transportados, tornando a ferrovia competitiva e atrativa também para os clientes dos segmentos industriais”, revela o diretor da ALL.

Um bom exemplo de diversificação da empresa é a operação de produtos frigorificados, que teve início em 2003, para clientes como Sadia, Frangosul, Seara e Perdigão, e desde então já cresceu mais de 20 vezes em volume.

Outro destaque cabe às ligações ferroviárias com outros países da América do Sul, que, no primeiro trimestre de 2008, tiveram os fluxos de  movimentação de cargas industrializadas aumentados em 20%, atingindo        6 mil TEUs. O crescimento deve-se a maiores volumes nos segmentos automotivo, com aumento de 60% no fluxo exportação, consumo, com a importação 25% maior de farinha, e florestal, com um crescimento de 54% no fluxo Brasil-Argentina.

www.all-logistica.com

www.globallogistica.com

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