Ibovespa
129.893,32 pts
(-0,13%)
Dólar comercial
R$ 5,71
(0,74%)
Dólar turismo
R$ 5,92
(0,41%)
Euro
R$ 6,16
(0,43%)

Florence Music adota novo operador logístico

Por Redacción el 15 de mayo de 2008 a las 15h27 (atualizado em 20/04/2011 às 14h42)

Microservice inicia prestação de serviços para a distribuidora de produtos musicais

Distribuidora de instrumentos musicais importados, a Florence Music mudou de operador logístico no mês de abril com a parceria assinada com a divisão Logistics da Microservice, localizada em Barueri (SP). A terceirização das operações envolve a prestação de serviços a partir do recebimento dos produtos (todos importados) até a distribuição física, passando pela identificação dos produtos, inclusão do termo de garantia, endereçamento, armazenagem e distribuição física.

“Com essa mudança, vamos poder atender aos nossos parceiros musicais ainda melhor. Expandimos nossas estrutura e capacidade logística e isso se refletirá no nosso negócio e nos negócios dos nossos clientes”, afirma Renata Gomes, gerente de Marketing da Florence Music. Além da prestação dos serviços logísticos, a Microservice disponibilizou uma área dedicada de 200 metros quadrados para a instalação do escritório administrativo do novo cliente, no qual os funcionários da distribuidora executam as atividades de vendas, marketing, cobrança e faturamento.

“Encontramos um parceiro disposto a investir no que fosse preciso para nos atender, e essa iniciativa foi vital por causa das peculiaridades do nosso segmento”, afirma Renata. A executiva explica que a Florence Music distribui cerca de cinco mil itens, de 13 marcas diferentes, em uma linha englobando desde acessórios para microfone de bateria até a própria bateria: “Cada produto exige uma solução de armazenagem e transporte e a Microservice está oferecendo todo o ambiente e os processos necessários para garantir a integridade dos instrumentos, desde a entrada no estoque até a chegada no ponto de venda”.

Para os diversos itens, a Microservice realiza um trabalho de “tropicalização”: após os ajustes feitos pela equipe técnica da própria Florence, a operadora logística faz a identificação do produto, com a aplicação de etiquetas com identificação e a transcrição de textos em português (incluindo o termo de garantia) e depois realiza os serviços de endereçamento e armazenagem. Para a afinação dos instrumentos, controle de qualidade e assistência técnica foram construídas salas adequadas a cada uma destas atividades, ocupando uma área de 700 metros quadrados.

O transporte é terceirizado e a Microservice trabalha com quatro transportadoras, que estão divididas de acordo com as regiões atendidas: uma para as regiões Norte/Nordeste/Centro-Oeste e também para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, e outras três empresas – uma para o atendimento a São Paulo, outra para o Rio de Janeiro e uma quarta, apenas para os estados da região Sul.

Pioneira no segmento de mídia digital no Brasil, a Microservice é mais conhecida pela atuação em Optical Media, na qual se incluem a produção, a replicação e a distribuição de CDs de áudio, CD-ROMs e DVDs, mas atua também em sete outros segmentos, além do Logistics: Sales & Distribution, Printing, Plastics, Office, Tools, Imaging e New Business.

Solução para armazenagem

Operando no segmento de distribuição de instrumentos musicais há cinco anos, a Florence Music é o primeiro cliente da divisão Logistics fora do mercado de entretenimento, no qual se incluem empresas como Som Livre, Warner Bros e Universal Pictures. “Estamos oferecendo agora a outros segmentos a experiência adquirida em entregas e rastreabilidade de um mercado tão pulverizado como é o mercado de vídeo. Para o novo cliente, investimos ainda em uma infra-estrutura para armazenagem compatível com a grande variedade de itens comercializados”, afirma Cibele Fonseca, gerente de Marketing da Microservice.

Para o novo cliente, foram construídas especialmente estanterias de quatro andares pela Altamira, na qual estão sendo armazenados os itens da Florence Music. “Em uma área de cerca de três mil metros quadrados, conseguimos instalar cinco mil posições-palete. Utilizamos carrinhos para movimentar as mercadorias até a plataforma, na qual a empilhadeira recolhe o produto e o desce-o ao chão ou leva-o até lá”, explica Tadeu Antônio Martignon, gerente de Logística da Microservice. “Esta estrutura tem escadas nas duas laterais, pelas quais os funcionários acessam os andares. Dentro dos corredores, a operação é manual, e o funcionário circula com o carrinho levando os produtos até os paletes localizados na plataforma, para a empilhadeira descarregá-los para o chão ou encaminhá-los do chão para os andares”, completa o gerente.

Redução de tempo

A Florence Music acredita que haverá uma diminuição em 30% no tempo dos processos, envolvendo desde a chegada do produto no estoque até a sua entrega para o lojista. “Esse cálculo de redução foi feito em conjunto com a Florence”, diz Martignon, explicando que “eles utilizavam um sistema em que as empilhadeiras acessavam os paletes nos vários andares e o operador retirava ou colocava os produtos. Nesta configuração anterior, o operador dependia estritamente da empilhadeira, enquanto agora trabalhamos com um grupo de pessoas em todos os andares”.

Completando o quadro, não foram feitos investimentos em equipamentos de movimentação, mas sim na contratação de uma equipe dedicada de 20 funcionários para a nova operação.

www.microservice.com.br

www.florecemusic.com.br

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar