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Cargolift renova e amplia frota

Por Redacción el 7 de mayo de 2008 a las 14h42 (atualizado em 20/04/2011 às 14h49)

Novos implementos rodoviários terão como principal destino o atendimento aos novos contratos

A operadora logística paranaense Cargolift recebeu no mês de abril o último lote de semi-reboques sider para atender ao crescimento na demanda por serviços, que superou a previsão de 13,6% de aumento no número de contratos no primeiro mês do ano e chegou a 17%. As carretas com teto top sider fabricadas pela Randon irão reforçar a frota da empresa, que com a nova aquisição contará com 251 unidades, entre veículos de tração e implementos rodoviários.

O primeiro lote de dez semi-reboques foi recebido no mês de janeiro; em fevereiro chegaram outros 20 e em abril os 20 restantes. Todos os 50 novos implementos já estão em uso e elevaram em 15% a capacidade do transporte de cargas, segundo o diretor-presidente da Cargolift, Markenson Marques. O aumento, explica ele, deve-se ao fato de as novas carretas possuírem suspensão a ar e eixos espaçados, que tornam possível um incremento na capacidade de transporte de cargas, sem aumentar o custo de pedágio para os clientes. Além disso, as novas carretas permitem uma maior conservação da malha asfáltica, devido ao menor peso exercido pela suspensão.

“Desde 2007 passamos a usar carretas com eixos espaçados, que otimizam o serviço ao transportar mais carga com menos equipamentos, e cumprimos a nossa responsabilidade ambiental, ao reduzir a poluição no meio ambiente”, afirma Marques, acrescentando que a Cargolift não adquire há cinco anos carretas com suspensão mecânica. “Com a nova compra, aumentamos a frota de implementos com suspensão a ar de 61% para 75% do total”.

O diretor acrescenta que foram investidos R$ 5 milhões nas novas carretas, as quais são apropriadas para o carregamento de produtos paletizados, como os da indústria alimentícia e principalmente automotiva, desde montadoras até seus fornecedores, para as operações de transferência em viagens de média e longa distância. “Estimo em 20% o número dos novos veículos que serão destinados a atender os atuais clientes, que tiveram um crescimento no volume de transporte, mas o maior número (80%) será destinado aos novos contratos, para o atendimento no interior do estado de São Paulo, no Rio Grande do Sul em operações interestaduais, e na Grande Belo Horizonte, na filial localizada na cidade de Betim”, completa ele.

Aumento nos veículos de tração

No segundo semestre de 2007, a Cargolift também iniciou a renovação e ampliação em sua frota de veículos de tração, em um total de 29 unidades fornecidas pelas montadoras Volvo e Iveco. Os dois primeiros lotes, um de 15 e outro de dez veículos, já chegaram; o último deles, formado por quatro caminhões da Iveco, tem previsão de entrega ainda na primeira quinzena de maio.

Segundo Marques, os investimentos nos novos caminhões e semi-reboques são destinados a 30% de renovação e 70% de ampliação da frota e trarão como resultado a diminuição da idade média – no caso dos semi-reboques de oito para 6,5 anos e, nos veículos de tração, de quatro para 3,2 anos. Em 2008, a Cargolift tem como planos não somente o incremento nos negócios do segmento automotivo, mas também no transporte de contêineres, iniciado pela empresa em 1994. “Queremos aumentar a nossa participação nesse setor com investimentos na área comercial – não haverá a necessidade de frota própria, pois a maior parte das nossas operações com contêineres é executada por terceirizados”, acrescenta o executivo.

www.cargolift.com.br

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