Até 2012 serão aplicados US$ 12 bilhões em logística . Os valores estão sujeitos à aprovação
A Vale anunciou durante a Intermodal que investirá, até 2012, US$ 59 bilhões, sendo cerca de US$ 12 bilhões aplicados em logística. Algumas iniciativas já foram traçadas. Serão adquiridos 13.290 vagões e 245 locomotivas. Segundo o diretor de Comercialização de Logística, Marcello Spinelli, as locomotivas serão importadas uma vez que no Brasil ainda não há tecnologia para a produção. Já para a compra de vagões a preferência será da indústria nacional. Cabe ressaltar que os números citados ainda dependem da aprovação final do Conselho de Administração da Vale, bem como das licenças necessárias.
A malha também merece atenção. Na Ferrovia Norte-Sul, trecho que corta os estado do Maranhão, Tocantins e Goiás, via que a Vale obteve a sub-concessão em outubro do ano passado, serão construídos 361 quilômetros adicionais. Serão aplicados US$ 790 milhões ao longo de cinco anos, a partir de 2009, a fim de escoar a produção de carga geral para exportação, principalmente de grãos.
Já a Litorânea Sul, que liga Cachoeiro de Itapemirim (ES) a Flexal (ES), ganhará 165 quilômetros, conectando a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) ao Porto de Ubu (ES). Com as modificações, a meta é escoar produtos siderúrgicos e carga geral e a previsão é de que sejam investidos US$ 500 milhões ao longo de 30 meses.
Sistemas Norte e Sudeste
A Vale revela que, nos próximos cinco anos, aplicará US$ 9,6 bilhões no Sistema Norte. Cerca de US$ 5,9 serão destinados na elevação da capacidade da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e US$ 3,7 bilhões no Porto de Ponta da Madeira para aumentar, a partir de 2012, a movimentação de minério de ferro.
Entre os projetos destaca-se a aquisição de 147 locomotivas, 10.620 vagões, cinco viradores de vagões, quatro carregadores de navios, além da construção de um novo píer e a nova linha de embarque no píer três. Também faz parte dos planos o prolongamento dos pátios de cruzamento, ação prevista para o segundo semestre deste ano, que permitirá a circulação do trem com 330 vagões. Hoje a maior composição da EFC tem 220 vagões.
Já no sistema sudeste, as iniciativas até 2012 correspondem à ampliação das capacidades do Porto de Tubarão (ES) – expansão do pátio ferroviário –, e da Estrada de Ferro Vitória a Minas, com a aquisição de locomotivas (23) e vagões (1.000) – além da implantação do nosso sistema de sinalização com aumento de capacidade de circulação de 17% na linha dupla, e construção da variante Litorânea Sul. Para isso, a companhia destinará verba de US$ 2 bilhões. A idéia da empresa é atender às expansões das indústrias siderúrgicas e de celulose.
Ativos
A Vale também divulgou os investimentos em locomotivas e vagões, já agregados à operação, que serão realizados até o final deste ano. Cerca de R$ 30 milhões serão aplicados na recuperação de 25 locomotivas, R$ 6 milhões na modernização da capacidade de tração e R$ 11,1 milhões na atualização da automação (computador de bordo) e R$ 6,2 milhões na recuperação de 400 vagões inativos.