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Concessionárias ferroviárias divulgam investimentos

Por Redacción el 25 de octubre de 2007 a las 15h49 (atualizado em 20/04/2011 às 17h25)

Anúncio foi realizado durante a realização da feira

Cinco das concessionárias ferroviárias brasileiras divulgaram durante a feira Negócios nos Trilhos, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, os planos de investimento e as perspectivas de movimentação para 2008 e próximos anos. Rodrigo Pereira Goularte, gerente de Vagões da ALL – América Latina Logística, confirmou a intenção da empresa de investir R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos e atingir, já em 2008, um crescimento de 12% a 15% em TKUs (toneladas por quilômetro útil). Parte deste montante será investido na reforma de 1.060 vagões, entre os quais 320 fechados e na compra de 250 vagões-tanque, somando 1.310 unidades.

Os investimentos serão aplicados ainda na recuperação de 50 locomotivas por ano até 2010, na compra de 32 mil toneladas de trilhos e instalação de 850 mil dormentes e 500 detectores de descarrilamento. “Esperamos um crescimento em 2008 na movimentação de açúcar, minérios e no segmento industrial, principalmente em São Paulo”, afirma Goularte. “Fecharemos este ano com uma diminuição na movimentação de cargas industriais em função da maior participação da Brasil Ferrovias, cuja atuação é mais voltada ao transporte de granéis. A intenção é mudar o quadro no próximo ano”.

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) realizará em 2008 investimentos em logística que chegarão a US$ 1,87 bilhão, um valor superior aos US$ 784 milhões previstos para este ano, conforme informa Marcello Spinelli, diretor Comercial e Presidente da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – uma das ferrovias administrada pela empresa. Para a Estrada de Ferro Carajás (EFC), as aplicações incluem a capacitação do Complexo Portuário de Ponta da Madeira (MA) nas operações de descarga, estocagem e embarque, incluindo a construção do IV píer do terminal e de um ramal ferroviário de 104 km ligando a mina de Serra Sul em Canaã dos Carajás (PA) à EFC, além da duplicação de 546 km de ferrovia.

O principal projeto da FCA envolve o desenvolvimento de um corredor de 130 km para a exportação de grãos no noroeste do estado de Minas Gerais, que fornecerá a infra-estrutura necessária para acomodar o aumento da produção agrícola na região, principalmente de soja. “Realizamos atualmente somente operações de manutenção nesse trecho, pois não há cargas para transporte. Nosso objetivo é fornecer as condições para a produção agrícola, em parcerias com os clientes”, afirma Spinelli.

Os investimentos da CVRD incluem ainda a expansão da Ferrovia Litorânea Sul, que integra a conexão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) ao Porto de Ubu, no estado do Espírito Santo, um projeto de 165 km. Ele envolve ainda o desenvolvimento de um novo pólo industrial em parceria com a Baosteel, maior produtora de aço chinesa. Spinelli enfatizou também a vitória da empresa no leilão para exploração comercial da Ferrovia Norte-Sul, conforme já publicado em www.tecnologistica.com.br/site/5,1,16,19180.asp.

Locomotivas e vagões

Para chegar a 2010 com uma movimentação anual de 220 milhões de toneladas, ou seja, o dobro da capacidade a ser transportada neste ano, a MRS investirá na compra de novas máquinas: 50 locomotivas da GE cuja entrega está em curso e terminará até o final deste ano. Em 2008, mais 70 unidades da mesma fabricante serão adicionadas à frota da concessionária e os recursos incluem ainda a encomenda de 800 vagões para entrega até abril próximo, parte deles da Amsted Maxion, conforme já publicado em www.tecnologistica.com.br/site/5,1,16,19194.asp.

Um dos principais projetos da MRS é o Terminal Ferroviário do Valongo (Teval), localizado em terreno sob concessão da empresa em uma área contígua ao Porto de Santos. O Teval será constituído de dois módulos, um para granéis agrícolas e outro para contêineres, e está aguardando a regulamentação pela ANTT. Segundo Júlio Fontana Neto, presidente da concessionária, as obras serão iniciadas imediatamente após a aprovação e a previsão de início das operações é para 2008 – a capacidade será de 500 mil TEUs/ano.

Já pronta e com previsão de início das operações nos próximos meses, a instalação do terceiro trilho no trecho Perequê-Valongo permitirá o aumento do volume transportado para o Porto de Santos e a suspensão da operação de carga no trecho Samaritá-Estuário, que atravessa São Vicente e Santos.

CFN e Tereza Cristina

Marcello Barreto, diretor de negócios da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), divulgou no seminário a chegada do primeiro lote de trilhos para a Transnordestina, ferrovia que ligará a cidade de Eliseu Martins (PI) aos Portos de Pecém (CE) e Suape (PE), mas a principal novidade foi o anúncio da recuperação da Linha Sul da ferrovia, que integrará os estados de Pernambuco e Alagoas à malha ferroviária nacional e ao Porto de Suape. As obras, que consumirão investimentos de R$ 112 milhões, iniciaram neste mês e têm previsão de conclusão para março de 2009.

Inativa há cerca de seis anos, em virtude das chuvas que destruíram a estrutura férrea, a linha terá 363 km de trilhos recuperados em Alagoas e 187 km em Pernambuco. “Não haverá um grande investimento neste trecho agora, mas isso permitirá a volta das operações ferroviárias na região”, afirma Barreto.

Finalmente, os planos de negócios divulgados pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) incluem investimentos em material rodante e em novas tecnologias (detector de descarrilamento e computadores de bordo, por exemplo), mas o principal deles, segundo Carlos Augusto Menezes, gerente da Divisão Comercial e Transporte da concessionária, será na ligação da ferrovia do Porto de Imbituba, situado no centro-sul do litoral de Santa Catarina, até a cidade de Araquari, no nordeste do estado – uma obra de 236 km que integrará a ferrovia à malha da ALL.

www.all-logistica.com

www.cfn.com.br

www.cvrd.com.br

www.ftc.com.br

www.mrs.com.br

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