Operadora logística iniciou este mês a prestação de serviços para a Valvoline
A operadora logística GAT iniciou, neste mês de maio, a prestação de serviços para mais uma multinacional do segmento de lubrificantes e desengraxantes embalados da linha automotiva, a Valvoline. As operações incluem a armazenagem, a transferência dos produtos da unidade fabril do Rio de Janeiro para o centro de distribuição de Guarulhos (SP), o controle de estoque e a distribuição nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A linha de produtos armazenada no CD inclui lubrificantes para veículos de passeio, pesados e agrícolas, além de lubrificantes industriais e para transmissões, aditivos e fluidos automotivos.
O contrato entre as duas empresas tem duração de 24 meses e colocará à disposição da multinacional cerca de 500 posições-palete no CD da operadora logística. Neste armazém verticalizado dedicado à armazenagem de produtos do segmento, cuja área é de oito mil m2 e o pé direito de 12 metros, o novo cliente deverá movimentar cerca de 500 toneladas/mês. “Estamos prevendo um crescimento de vendas de 25% a 30% em 2008 nas vendas da Valvoline, ou seja, operações com movimentação de 150 toneladas a mais”, explica Anderson Massa Moraes, diretor Comercial da GAT.
As operações de transferência e distribuição serão feitas por frota própria da GAT, inseridas dentro do plano logístico desenhado por ela para os atuais clientes do segmento, como Ipiranga, Shell, Repsol YPF e Fusus (franqueadora dos distribuidores Shell). “A Valvoline é mais um cliente que estamos agregando ao nosso foco de atuação, que é a distribuição de lubrificantes. A entrada deles foi baseada em nossa expertise no segmento, desenvolvida em dez anos”, explica Moraes.
Segundo Moraes, o novo contrato está voltado principalmente para atender à parceria da multinacional com a fabricante de motores Cummins, cuja atuação se dará em toda a rede credenciada do novo cliente no estado de São Paulo.
Expansão no país
Em 2007, o Brasil passou a ser considerado mercado-foco pela matriz norte-americana da Valvoline, que iniciou um plano de expansão com um projeto de cinco anos de investimentos, a fim de sustentar a multiplicação das operações em dez vezes. “Estamos lançando uma linha completa de lubrificantes para alta quilometragem e de aditivos automotivos, além da abertura a todo o mercado de reposição da linha de lubrificantes genuínos Cummins”, explica Cláudio Barreiro, supervisor de Operações da Valvoline.
Fundada em 1992, a GAT tem se concentrado, nos últimos dez anos, nas operações com lubrificantes, que respondem hoje por 60% do faturamento da empresa – ela é atualmente responsável por 48% de todo o lubrificante distribuído no Estado de São Paulo. Para expandir a sua atuação, a empresa deve iniciar, em 2008, a ampliação em 50% de espaço dedicado na matriz, chegando a 12 mil m2 de área voltada exclusivamente à armazenagem de lubrificantes e desengraxantes. Os outros CDs da operadora logística estão localizados nas cidades paulistas de Paulínia, Ribeirão Preto e Marília, e em Goiânia.