Aproximação entre as duas administrações portuárias prevê atualização de protocolo de 1999
Bercílio Luiz da Silva, superintendente do Porto do Rio Grande, reuniu-se esta semana em Montevidéu (Uruguai) com Fernando Puntigliano, presidente da Administração Nacional de Portos do Uruguai (ANP), para discutir uma aproximação entre as duas administrações portuárias e o intercâmbio de informações.
O principal tema da reunião foi a atualização e reativação do protocolo de intenções firmado em 1999 entre a ANP e a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), que visa o intercâmbio de experiências e conhecimento entre as duas administrações, com o objetivo de concretizar projetos de desenvolvimento portuário e aperfeiçoar e modernizar as atividades portuárias, de navegação, de logística e transportes.
Além disso, o protocolo prevê a realização de planos de cooperação, com particular incidência nas áreas técnicas e comerciais, que permitam um estreito relacionamento entre Rio Grande e os portos uruguaios. “Estamos buscando o fortalecimento dos portos do Sul do Brasil, do Uruguai e da Argentina, visando à troca de experiências e o conseqüente aumento de movimentação de cargas nessas regiões”, afirma Silva.
Também foi decidido na reunião que será desenvolvido o projeto “Rio Grande/Montevidéu – Grandes Portos Complementares”, cujo objetivo é tornar os dois portos mais atrativos aos usuários e aos potenciais investidores, elevando a movimentação de cargas. Para o próximo mês de agosto, ficou agendada uma visita de representantes da ANP ao Porto do Rio Grande.