Montadora comercializou 183 caminhões médios e pesados. Acordo inclui contrato de manutenção
A Iveco anunciou a venda de 183 caminhões médios e pesados para o Grupo Martins, companhia com sede em Uberlândia (MG) que atua no segmento de atacado/distribuição. O primeiro lote, composto por 67 unidades, foi entregue na última terça-feira, dia 2 de maio. O restante dos caminhões será entregue em dois lotes até o final de junho.
A frota recém-adquirida é composta por 65 Stralis 450 S38T 4x2, 20 Stralis 570 S38T 6x2, 88 EuroCargo 170E22 e 10 EuroCargo 230E24. Os cavalos mecânicos Iveco Stralis trabalharão acoplados a carretas tipo furgão, com 14,60 metros de comprimento, próprias para três eixos. No Martins, estas composições são utilizadas no transporte das cargas entres os centros de distribuição, localizados em Uberlândia, João Pessoa e Belém, com os 39 Centros de Distribuição Avançados (CDA) da empresa, dispostos em todas as capitais brasileiras e algumas cidades do interior do país.
Já os modelos EuroCargo são aplicados nos roteiros finais de entrega – os itens saem dos CDAs e são entregues nos endereços definidos pelos clientes. Nos modelos EuroCargo 170E22, a Iveco desenvolveu para o Grupo Martins uma versão com entreeixos de 5.670 metros, contra os 4.818 de fábrica, que permite acomodar um baú de oito metros no lugar do de sete metros, capaz de transportar 8.500 kg de carga líquida, quase mil quilos a mais do que a versão de fábrica. Os modelos 230E24 foram equipados com baú de 8,5 metros.
Esta é a segunda compra que o Martins realiza junto à montadora italiana. A primeira negociação aconteceu em 2002 e envolveu a aquisição de 170 caminhões semileves Daily 49.12 chassi-cabine. Com a compra atual, a frota da Martins totalizará 1.219 veículos, sendo 353 da marca Iveco.
Manutenção e treinamento
O acordo firmado entre as companhias inclui, ainda, um contrato de manutenção, válido por toda a vida útil dos veículos, a ser operado pela Curinga Caminhões, concessionária da Iveco em Uberlândia. A Martins pagará os serviços por quilômetro rodado e o valor será calculado de acordo com o perfil de utilização dos caminhões. O contrato prevê todas as revisões preventivas, trocas normais de filtros e lubrificantes, além de eventuais manutenções corretivas.
Ainda está incluso na parceria um treinamento, com duração de três dias, dos 900 motoristas do Grupo. Vale lembrar que, nesta primeira etapa, serão orientados apenas os 183 motoristas indicados para trabalhar com os novos veículos.