Novo computador de bordo é parte do esforço da empresa em reduzir o consumo de diesel
A operadora logística ALL – América Latina Logística está investindo R$ 14 milhões em uma gama extensa de projetos tecnológicos, entre os quais se destacam a implementação da segunda versão do Computador de Bordo de Locomotiva (CBL), o sistema de produção Translogic, a evolução do Sistema de Informação da Via Permanente (que passará a cobrir também a malha norte) e a instalação do Centro de Controle de Pátios, em 22 novos pátios. O investimento começou no final de 2006 e vai até dezembro de 2007.
O segundo CBL é uma versão aprimorada do equipamento desenvolvido em 2000 pela ALL em parceria com a Daiken, que já foi exportado para ferrovias africanas. A nova versão inclui recursos para reduzir o consumo de diesel e melhorar a segurança das locomotivas, como um sistema multiponto para que as locomotivas funcionem com pontos de aceleração diferentes, contribuindo para um menor consumo de combustível; o envio de informações da locomotiva para o CCO (Centro de Controle Operacional) Mecânica, que ganhará informações online sobre as condições da máquina; e uma visão tridimensional da via, apresentando ao maquinista as forças em ação sobre o trem. “Ele saberá se o trem está em uma curva ou em uma rampa, podendo assim modificar a aceleração da composição”, exemplifica Carlos Henrique Correa, superintendente de Tecnologia da ALL.
Com o novo Translogic, será possível ter acesso a um painel de indicadores online para acompanhar os carregamentos, a distribuição de vagões vazios e as composições atrasadas, aperfeiçoando o processo de gestão da empresa. “Apesar de possuir o SAP, a ALL não o utiliza para a produção, mas sim como sistema financeiro, contábil, de manutenção e de controle de inventário”, explica Correa. A nova versão do sistema de produção passa a contar com novos módulos e estará integrada à programação de escala de maquinista. “O grande salto será nas estações ferroviárias, onde são realizadas as operações de carga e descarga e formação de trens, e nas quais o Centro de Controle de Pátios, que é um grande módulo gráfico do Translogic, aumentará a produtividade e a qualidade do planejamento”, afirma Correa.
O Sistema de Via Permanente, que começou a ser implementado em 2005, possibilitará um aprimoramento da gestão do processo de manutenção. Além de um conjunto completo de novos relatórios, todo o sistema está construído sobre ferramenta GIS (Sistema de Informação Geográfica), que permitirá apresentar em um mapa dados como a distribuição das turmas de manutenção, zonas prioritárias a serem atacadas, distribuição das plassers (equipamentos dispostos sobre os trilhos para recuperar a qualidade das vias) e base de dados histórica (acidentes, manutenções, restrições e TKB por trecho).
“Estas informações estavam disponíveis em bases de dados específicas, distribuídas em diversas áreas, mas não havia o cruzamento delas em uma única ferramenta. Agora, será possível ver as restrições na malha de ferrovia e sobrepor essas informações com outras dentro deste mapa cartográfico, tornando possível não apenas visualizar cada curva ou trecho, como também fazer a análise de riscos a fim de definir as prioridades nas ações de manutenção”, completa Correa.