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Ford e Randon se unem para oferecer caminhões personalizados

Por Redacción el 2 de abril de 2007 a las 10h18 (atualizado em 06/05/2011 às 16h15)

Mod Center funciona dentro da fábrica da montadora e tem capacidade para cerca de 300 unidades/mês

No ano em comemora os cinqüenta anos do início da fabricação de caminhões no país, a Ford Caminhões inaugura oficialmente o seu Mod Center, centro voltado à customização de veículos de acordo com as necessidades do usuário. Apresentado oficialmente na última sexta-feira, o Mod Center funciona dentro da fábrica da montadora em São Bernardo do Campo (SP) e será operado pela Randon Implementos, fabricante gaúcha de implementos rodoviários, mercado que lidera com 42% das vendas e 47% da produção nacional.

Pesquisas realizadas pela montadora indicam que cerca de 63% dos compradores de caminhões novos fazem algum tipo de modificação na sua configuração, o que é um indicativo da potencialidade do negócio. As alterações mais comuns são a instalação do terceiro eixo (33%), alongamento do chassis (13%), instalação de resfriador na cabine (22%) e instalação de bancos especiais (20%). A partir de agora, será agregado um leque maior de itens (veja relação abaixo).

De acordo com a montadora, as operações do Mod Center trarão maior agilidade tanto para a própria Ford Caminhões quanto para o cliente. Isso porque algumas das modificações eram realizadas na própria linha de montagem, reduzindo o ritmo de produção. A partir de agora, este problema cessa, pois o veículo sai da linha para receber as mudanças no Mod Center, que funciona ao lado, retornando apenas para a análise de qualidade antes da entrega.

Já o cliente terá, além da qualidade assegurada pela Ford, redução de custos e agilização da entrega. De acordo com a montadora, a produção de um veículo especial, que antes levava cerca de três meses, será agora feita em uma semana. Outra vantagem é a manutenção da garantia de fábrica, que o cliente poderia perder nas modificações feitas externamente. O usuário terá também as mesmas condições de financiamento oferecidas para veículos de série e todo o faturamento das operações será na nota fiscal do caminhão.

O Mod Center ocupa uma área de cerca de 625 m2 e tem capacidade para realizar cerca de 300 modificações por mês. Hoje, já faz regularmente entre 30 e 40 modificações por dia. O centro já funciona desde abril de 2006, mas apenas para a instalação de terceiro eixo nos modelos Cargo 6X2 e 6X4. O Mod Center funcionará apenas para veículos novos.

A escolha da Randon para operar o Mod Center se deu pelo fato de a empresa já ser um fornecedor tradicional da Ford no segmento de autopeças (por outras empresas do grupo Randon voltadas a este segmento), além de – segundo a montadora – sua comprovada capacidade técnica, de desenvolvimento de produtos e conhecimento do negócio. Ela será responsável por todos os trabalhos de modificação dos produtos utilizando componentes aprovados e homologados pela Ford e funcionará como um terceiro, sendo remunerada pelos serviços realizados.

Aposta no segmento

Para a Ford Caminhões, a inauguração do Mod Center representa a reafirmação de sua intenção de investir no negócio. Para o presidente da Ford América do Sul e diretor executivo da Ford Canadá, Dom DiMarco, presente à inauguração, “a Ford é muito séria em relação ao negócio de caminhões, que na América do Sul tem um share de 33%. Temos intenção de continuar investido pesadamente no segmento e o Mod Center é mostra desse compromisso.

Já para Flávio Padovan, diretor de Operações da Ford Caminhões para a América do Sul, hoje o mercado de veículos comerciais é muito segmentado, com necessidades bastante específicas de acordo com o segmento atendido pelo transportador. “O Mod Center nos permite fornecer ao cliente exatamente o caminhão que necessita já pronto de fábrica”. O diretor destacou ainda a possibilidade de abrir o leque de itens oferecidos e dar a sua rede de distribuidores maior competitividade.

Hoje, a montadora possui 136 distribuidores no Brasil, sendo que 91 são dedicados ao negócio de caminhões. A empresa vem investindo na especialização e, apenas em 2006, foram inaugurados 15 novos pontos especializados, estando previstos outros dez para este ano.

Vendas em alta

Na apresentação do Mod Center, a montadora passou também os números de vendas da Ford Caminhões da América do Sul, que aumentaram 20% nos últimos três anos. Em 2006, elas cresceram 2,5% em relação a 2005, passando de 29.928 para 30.690 unidades vendidas.

No Brasil, as vendas da Ford Caminhões este ano tiveram aumento de 14% no primeiro bimestre em comparação ao mesmo período de 2006, passando de 2.200 para 2.510 veículos. A participação de mercado subiu de 21,5% para 21,7%,

O mercado total de caminhões no país apresentou queda de volumes mensais de vendas nos últimos dois anos, caindo 3,5% em 2005 em relação a 2004. Em 2006, houve redução de 4,6%, caindo para 6.064 unidades mensais, frente as 6.359 em 2005.

A indústria brasileira dá mostras de crescimento em 2007. No primeiro trimestre, a média mensal de vendas da indústria como um todo subiu para 6.355 unidades, com destaque para março, com vendas acima de 7.500 caminhões.

Veja a relação de itens customizados pelo Mod Center Ford

·Instalação do terceiro eixo nos modelos Cargo com tração 6x2 ou 6x4;
·Mudança no acabamento interno, co opção entre revestimento dos bancos, painéis e forro do teto em vinil ou tecido;
·Opção de pára-choque com spoilers e pintado da cor da cabine, ou normal na cor grafite;
·Instalação de assento do motorista pneumático, com suspensão a ar;
·Mudança de distância entreeixos, com aplicação de pneus e rodas adequados à aplicação desejada;
·Troca do eixo traseiro, com relação mais curta;
·Customização do tanque de combustível (um ou dois reservatórios, de 150 e 275 litros);
·Instalação de tomadas de força dianteira e traseira;
·Instalação de sistema de exaustão vertical;
·Instalação de climatizador de cabine com umidificador, que funciona com bateria e pode ser usado com o motor desligado e o veículo parado.

www.fordcaminhoes.com.br

www.randon.com.br

 

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