Novo turno da fábrica de Betim terá 240 funcionários
A Ceva Logistics ampliou o seu acordo com a Fiat para a implantação de um terceiro turno na área de Manuseio de Materiais da planta da montadora em Betim (MG). Para essa nova operação, iniciada no final de janeiro, a operadora logística contratou 240 funcionários efetivos para atender aos planos de expansão de produção da montadora – cerca de 20 mil funcionários trabalham na fábrica mineira, sendo 11.650 empregados diretos.
A ampliação de turno já colocou a fábrica em um novo patamar, elevando a produção de 2,2 mil veículos/dia para 2,5 mil veículos/dia. Para dar início ao terceiro turno, os novos contratados da Ceva passaram por diversos treinamentos, incluindo a participação em palestras e uma visão geral dos setores da fábrica, segundo Giuseppe De Vincenzo, diretor de Operações do Setor Automotivo da Ceva. “Além disso, o terceiro turno também representou uma oportunidade de desenvolvimento para diversos funcionários, pois muitos foram promovidos”, acrescenta ele.
A Fiat é cliente da Ceva desde a entrada da operadora logística no Brasil em 1997 – atualmente, há 12 contratos em vigência e cerca de dois mil funcionários da empresa envolvidos nas operações da montadora no país, em projetos e serviços nas áreas de armazenagem, distribuição, expedição de componentes e abastecimento de áreas produtivas. Segundo Henrique Ballesteros, gerente de Operações do Segmento Automotivo da Ceva, não houve mudanças nas operações logísticas com o terceiro turno, mas somente a criação dos novos postos de trabalho.
A Fiat Automóveis é líder no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, com participação de 25,4% nas vendas em 2006. É a maior operação da Fiat fora da Itália, com uma produção correspondente a 28% do total global da marca. Em 2006, a montadora fabricou 563 mil veículos, com crescimento de 24% sobre o ano anterior. As vendas internas somaram 465,5 mil unidades e as exportações foram de 96 mil veículos.