Montadora utilizará a estrutura de sua antiga representante
Após 40 anos representando a marca Volvo no Chile, a Ditec assinou com a montadora sueca, no início deste ano, uma carta de intenções a fim de transmitir à Volvo as operações de importação e distribuição de caminhões, ônibus e motores marítimos e industriais naquele país.
De acordo com informações da Ditec, a iniciativa faz parte da estratégia da companhia de reorientar seus interesses comerciais para outros segmentos de negócios. Vale lembrar, porém, que a Ditec continuará representando a Volvo Cars no Chile, importando e comercializando os automóveis da marca.
Segundo a Volvo, a previsão é de que a operação chilena seja assumida no segundo trimestre deste ano. A montadora utilizará a estrutura anteriormente ocupada pela Ditec, adotando, contudo, a nomenclatura Volvo Chile. Serão 200 funcionários responsáveis pela importação e distribuição, pela venda dos veículos e motores e por todo o serviço de pós-venda da montadora – venda de peças e assistência técnica, por exemplo – nas cinco concessionárias chilenas localizadas nas cidades de Santiago (matriz), Concepción, Temuco, Antofagasta e Puerto Montt.
A Volvo informa que a América do Sul é uma região importante para a companhia e que a meta no Chile é dar prosseguimento ao trabalho de relacionamento com os clientes. Os números mostram a relevância do país. Apenas no segmento de caminhões pesados e semipesados, o mercado chileno absorveu em 2006 sete mil unidades, crescimento de 10% com relação a 2005. Deste total, 8% foram comercializados pela Ditec.