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Bematech agiliza cadeia produtiva em nova fábrica

Por Redacción el 5 de marzo de 2007 a las 12h16 (atualizado em 27/04/2011 às 14h52)

Três meses de operação em novo espaço já trouxeram maior agilidade e redução de custos

A Bematech, empresa do segmento de automação comercial, inaugurou em dezembro passado a sua nova unidade fabril em São José dos Pinhais (PR). A transferência da nova unidade de manufatura para uma área de 2.000 m2, praticamente o dobro da anterior em Curitiba, foi realizada não apenas para aumentar a proximidade com os fornecedores e com o operador logístico, mas também permitir o aumento nas operações – hoje, o número de itens faturados mensalmente está entre 20 e 25 mil, com previsão de 30 a 35 mil para o final do primeiro semestre de 2007.

“A Bematech está se expandindo para fora do Brasil, com subsidiárias na Argentina, EUA, Taiwan e Alemanha”, explica José Ventura Pinto Neto, diretor de Operações e Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. Em função desse crescimento, a antiga unidade se tornou pequena e a movimentação de materiais cresceu de maneira desordenada, com uma unidade fabril localizada a 500 metros do almoxarifado de matéria-prima.

“Chegamos a um ponto em que a movimentação impedia o incremento do volume de produção”, lembra o diretor, acrescentando que o tempo perdido nas operações complicava os prazos de entrega e a empresa necessitava de maiores estoques para minimizar este impacto. A linha da Bematech é composta de 14 mil produtos de fabricação própria e 11 mil representados pela empresa, distribuídos para mais de dois mil pontos-de-venda no Brasil e também para o consumidor final.

A solução foi redesenhar o processo, saindo de um modelo “espaguete” no qual a movimentação de materiais se cruzava em demasia, para um desenho em “U”, no qual a matéria-prima entra, é feito o processo de recebimento, o armazenamento em pequenas quantidades e a alimentação das linhas por meio de kanban, cuja vantagem é ainda permitir o gerenciamento visual do processo. “Os trolleys são abastecidos dentro do almoxarifado e levados à linha de produção com uma quantidade programada de máquinas completas desmontadas”, explica Pinto Neto.

Com o redesenho do processo, a Bematech reduziu de 500 para 50 metros a movimentação de materiais e o resultado foi uma queda no tempo de alimentação de quase 60%, de 480 para 200 minutos. “A coleta dos materiais ficou mais rápida e as entregas são realizadas com uma periodicidade mais exata, o que trouxe uma redução de custo tanto do inventário como de frete”, afirma Pinto Neto, acrescentando que o inventário de processo diminuiu em quase seis vezes e também os estoques de matéria-prima, aumentando o giro em três vezes.

A aproximação das áreas de manufatura e almoxarifado trouxe como conseqüência a otimização do processo em linha, resultando na diminuição das “viagens” das placas eletrônicas utilizadas na produção, um volume atual de 40 mil por mês, cuja fragilidade acarretava em danos advindos do transporte, manuseio e descargas de energia estática. Para melhorar ainda mais as operações, o fornecedor responsável por mais de 50% desse volume está localizado hoje no mesmo condomínio industrial e a poucos metros das novas instalações da Bematech.

Nova logística

O novo quadro proposto pela empresa incluiu também mudanças em sua operação logística terceirizada, executada pela Delta Records, que se deslocou da Cidade Industrial de Curitiba para São José dos Pinhais. A prestação de serviços inclui o transporte primário da fábrica para o CD, a armazenagem, o picking e todo o recebimento das importações pelo Porto de Paranaguá (PR), além da distribuição de produtos acabados e da venda de peças e back-ups para as assistências técnicas.

“Temos hoje uma agilidade maior, pois trouxemos para o nosso processo princípios de manufatura enxuta, com menores lotes de produtos, mas com saídas mais freqüentes para e do CD”, explica Pinto Neto. O transit time para as capitais não passa agora de 48 horas e o nível de desempenho do serviço prestado, segundo o Acordo de Nível de Serviço (SLA, de Service Level Agreement) é de aproximadamente 98% nas capitais, com exceção de Manaus, na qual o índice cai para 96%.

“Conseguimos dar agilidade à cadeira produtiva, desde o processo de planejamento de demanda, a previsão de venda, o plano de produção, a coleta das matérias-primas até a distribuição dos produtos”, resume o diretor. A unidade anterior em Curitiba ficou destinada às áreas administrativa e de vendas.

www.bematech.com.br

www.deltarecords.com.br

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