Novo contrato prevê a prestação de serviços de armazenagem, carga e descarga de graxas e lubrificantes no Rio Grande do Sul
Empresa de transporte e logística com matriz na cidade de Cachoeirinha (RS), a AGR-Rodasul deu início, em fevereiro, à operação de gestão da unidade da Chevron em Esteio, também no Rio Grande do Sul, nos serviços de armazenagem, carga e descarga de materiais. “Estamos transferindo o estoque final da filial da Chevron para o CD localizado em nossa matriz e o dia 12 de março será a data efetiva da operação”, explica Cléo Nunes de Souza, diretor Comercial da AGR-Rodasul. O contrato entre as duas empresas não tem prazo determinado.
Anteriormente, as operações logísticas da unidade da Chevron em Esteio eram próprias e, com a migração para Cachoeirinha, a empresa opta pela primeira vez pela terceirização no sul do país. “Há um momento em que se torna vantajoso para a empresa buscar a especialização de um operador logístico, que possa fornecer a sua experiência e qualidade no trabalho de armazenamento de produtos acabados para distribuição, com foco no melhor atendimento aos clientes”, afirma José Guilherme Burckart, gerente de Logística da fábrica de lubrificantes da Chevron.
O centro de distribuição da AGR ficará a cargo do recebimento das linhas de graxas, fabricadas na planta de São Paulo, e de lubrificantes, produzidos na planta do Rio de Janeiro, além da armazenagem, gestão de estoques e expedição dos produtos em uma área alocada para a Chevron de 800 posições-palete.
A projeção de movimentação é de 450 toneladas/mês, mas este volume pode crescer em virtude da retomada do setor agrícola no país: “A movimentação de caminhões para o transporte dos grãos propiciaria um aumento do consumo de lubrificantes, em decorrência aumentariam as operações com a Chevron”, explica Souza.
Para atender ao novo cliente, a AGR realizou um treinamento de sua equipe de funcionários e precisou adequar os equipamentos de armazenagem para a linha de produtos da Chevron. As estruturas verticalizadas presentes no CD da empresa não comportariam as bombonas de 20 litros a serem estocadas, pois elas não podem ser armazenadas em porta-paletes comuns, e a questão foi resolvida com a utilização de gaiolas metálicas.
A Chevron opera no Brasil com a marca Texaco, fabricando e distribuindo lubrificantes para todo o território nacional, contando com uma fatia de cerca de 21% do mercado total de lubrificantes no país.