2.200 veículos já foram atendidos pelo programa de manutenção preventiva e corretiva desde a sua criação em 2003
A Volkswagen Caminhões e Ônibus divulgou que desde a criação, em 2003, do contrato de manutenção preventiva e corretiva Volkstotal, até o final do ano de 2006, 2.200 veículos já foram atendidos pelo programa. Para este ano, a expectativa é de um aumento de 25% neste número, com cerca de 550 novos contratos fechados.
O programa tem como objetivo disponibilizar aos frotistas os serviços das 135 concessionárias da Volkswagen Caminhões e Ônibus instaladas em todo o país. A estratégia é fazer com que os consumidores da marca se tornem clientes diretos do pós-venda. Isso porque não há intermediários – oficinas autônomas, por exemplo – entre o fabricante e o consumidor final. Além disso, o veículo passa a ter um histórico de manutenção.
A forma de cobrança do Volkstotal é baseada por quilômetro rodado, que varia em função da utilização do veículo e do tipo de operação. O frotista paga o serviço mensalmente para a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Vale frisar que existe um valor para cada veículo sob contrato.
Na opinião do gerente-executivo de Assistência Técnica, Diogo Pupo, a transferência de responsabilidade para a fábrica tornou-se estratégica, pois permite que o frotista se dedique ao seu principal negócio, o transporte. “A manutenção da frota gera despesas, exige mão-de-obra, administração de estoques e instalação de equipamentos”, completa.
Também faz parte do pacote, o serviço de atendimento e socorro mecânico, o Chamevolks. Os colaboradores deste departamento da Volkswagen são responsáveis pelo atendimento dos clientes via telefone. Se o caminhão tiver alguma avaria que o impeça de chegar a uma concessionária, um técnico especializado orienta o motorista para que o veículo volte a andar. Caso isto não seja possível, o colaborador entra em contato com a concessionária mais próxima para que preste suporte ao cliente.