R$ 20 milhões foram investidos no empreendimento, que deve movimentar de 15 a 20 milhões de litros de combustíveis por mês
A cidade de Cascavel (PR) foi escolhida pela Ipiranga para a instalação de sua quinta base de distribuição no estado do Paraná. Foram investidos R$ 20 milhões no empreendimento, que iniciou as operações hoje e atenderá a região oeste paranaense, localidade agrícola onde estão situadas cidades como Toledo, Umuarama e Campo Mourão.
As instalações da unidade ocupam uma área total de 27 mil m2, sendo 17 mil m2 de área construída, tem 10 funcionários e capacidade de armazenar dois milhões de litros de diesel (dois tanques), 540 mil litros de gasolina (um tanque) e 380 mil litros de álcool anidro e hidratado (dois tanques). A movimentação estimada é de 15 milhões a 20 milhões de litros por mês de gasolina, diesel e álcool.
O diretor de Operações da Ipiranga, José Luiz Orlandi, explica que a escolha do município para a instalação da base se deve à chegada da Ferrovia Paraná S/A (Ferropar) até o terminal Multimodal de Cascavel. Anteriormente, o transporte de combustíveis no oeste do Paraná era feito por rodovia e os produtos eram provenientes da base de distribuição da companhia em Guarapuava (PR).
A partir de agora, a gasolina e o diesel serão transportados por trem da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) da Petrobras em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, até Cascavel, de onde seguirão por caminhão aos postos e clientes. Já os álcoois anidro e hidratado poderão chegar por meio dos modais rodoviário,quando comprados diretamente das usinas para Cascavel,ou ferroviário ,principalmente a partir da base de Ourinhos(SP) “A base aumentará a eficiência da entrega na região, além de gerar mais segurança e melhorar o serviço aos clientes”, afirma o diretor.
O cuidado ambiental foi tratado durante a execução do projeto. A base conta, por exemplo, com um tanque com capacidade para um milhão de litros de água para combater incêndios. Além disso, os tanques de armazenagem dos combustíveis são impermeabilizados. Já o descarte nas águas pluviais é realizado somente após a passagem por um sistema separador de água e óleo e com acompanhamento, realizado por meio de análises em laboratório da qualidade das águas liberadas.
O carregamento dos caminhões também segue normas de segurança e pode ser realizado de duas formas: da forma tradicional, por cima, ou por baixo dos veículos, maneira mais segura e rápida. As tubulações por onde os combustíveis passam são aéreas, o que proporciona maior controle de sua integridade. Já os alarmes de nível evitam o transbordamento no momento do carregamento.
O controle operacional também mereceu investimentos. A unidade é totalmente automatizada, visando garantir o carregamento do produto certo, na quantidade exata e no caminhão correto, e motoristas e caminhões-tanque são identificados por meio de um cartão magnético.
Com 19,95% do mercado de combustíveis no Brasil, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Ipiranga possui 4.251 postos revendedores, 1.067 franquias próprias de conveniência e automotivas e 177 postos com gás natural veicular (GNV) no país.
A empresa, que opera na distribuição de combustíveis por meio da Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga (DPPI) – que atua no Rio Grande do Sul, oeste e litoral Sul de Santa Catarina – e da Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga (CBPI), que atende ao restante do país com 63 unidades de distribuição (entre bases próprias, pools administrados por terceiros e escritórios em bases de outras companhias).
A decisão de investir na construção da unidade reflete a importância do estado para a companhia. Atualmente, a Ipiranga é líder de mercado no Paraná com 22,6% de participação. Só a unidade de Cascavel, representará cerca de 15% da venda no Paraná, que foi responsável por 11% do total das vendas da CBPI (em volume de gasolina, álcool e diesel, no período de janeiro a setembro de 2006 ).