A BBM Logística S.A., juntamente com outras empresas do grupo – Translag Transporte e Logística Ltda., Transeich Assessoria e Transportes S.A., Diálogo Logística Inteligente Ltda. e Transportes Translovato Ltda. – protocolou um pedido de recuperação extrajudicial na Vara Regional Empresarial de Caxias do Sul. A medida, anunciada em 1º de novembro de 2024, faz parte de uma estratégia para reestruturar dívidas no valor de aproximadamente R$ 372,5 milhões.
"A BBM cresceu muito nos últimos anos, e, como todo o setor de transporte rodoviário de carga, tem enfrentado substanciais aumentos nos custos operacionais. Tudo isso, somado aos impactos macroeconômicos dos altos níveis de juros e variação cambial, impactaram as finanças da companhia", explica Alberto Camões, presidente do Conselho de Administração.
O plano de recuperação extrajudicial (“Plano de RE”) inclui o pagamento integral das dívidas sem deságio, com parcelas mensais previstas para iniciar em fevereiro de 2028 e terminar em março de 2035, atualizadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e acrescidas de juros anuais de 4,5%. A BBM informou que credores titulares de cerca de R$ 126,5 milhões em créditos já aderiram ao plano.
"Com o relevante alongamento de passivos, deverá ser alcançado um patamar de estabilidade com fornecedores e clientes da BBM, o que permitirá uma expansão de forma sustentável. A repactuação com credores e fornecedores permitirá que a companhia honre seus compromissos de forma estruturada e equilibrada, sem impacto em suas operações", afirma Eduardo Orfão, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores.
Além disso, o plano abrange uma modalidade específica para pagamentos de credores fornecedores colaboradores, com prazo de 30 dias a 24 meses, dependendo do valor devido, e com uma sobretaxa de 1% ao mês.
A companhia reforçou que a execução do plano depende da homologação judicial e que busca alongar seus passivos financeiros sem afetar outras obrigações da empresa com clientes e fornecedores. O objetivo, segundo a BBM, é melhorar sua estrutura de capital e manter o nível de serviços prestados aos parceiros e clientes.
A companhia informa que mantém firme seu compromisso com o nível de serviço
“Nos últimos anos, a BBM tem investido em tecnologias para otimizar a gestão e os processos na empresa, desde o ERP SAP até sistemas para otimização de rotas de entrega e rastreamento em tempo real, além de análise de dados. Tudo isso para a BBM continuar sendo um parceiro estratégico de longo prazo dos clientes”, conclui Antonio Wrobleski, Diretor-Presidente.
A fim de conduzir este processo da melhor forma, a BBM tem contado com assessoria financeira da Seneca Evercore, assessoria em melhoria de performance da Íntegra, e com suporte legal dos escritórios Machado Meyer e Scalzilli Advogados.
Os documentos e informações adicionais sobre o processo está disponível no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).