A BBM Logística (BBML3), uma das maiores operadoras logísticas rodoviárias do Brasil, encerrou o primeiro trimestre de 2024 (1T24) com um Ebitda de R$ 28,4 milhões, representando um aumento de 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Os segmentos de carga fracionada e e-commerce se destacaram nos primeiros três meses do ano, registrando um crescimento de 14,2% em comparação com o 1T23. A receita líquida consolidada da empresa alcançou R$ 352 milhões, uma redução de 11,3% em relação ao 1T23, atribuída à diminuição da operação de dedicados no segmento florestal e ao "churn" forçado de clientes em carga fracionada.
No 1T24, a BBM fechou 446 novos contratos, resultando em um faturamento de R$ 8 milhões. A margem bruta ficou em 5,1%, alinhada com a estratégia de melhoria operacional contínua da companhia. A margem bruta evoluiu 45% em comparação com o 4T23, mantendo-se próxima à margem do 1T23.
O presidente da BBM Logística, Antonio Wrobleski, afirmou que o aumento do Ebitda foi impulsionado por ações comerciais, cross-selling e esforços na melhoria operacional e de rentabilidade. A geração operacional de caixa atingiu R$ 49,7 milhões, um aumento de 137% em relação ao 1T23, devido a projetos de melhoria de processos e aumento de produtividade.
Perspectivas e Estratégias Futuras
Para os próximos trimestres, a BBM planeja continuar negociando melhores condições comerciais com fornecedores, intensificar a base de clientes, acelerar o projeto da plataforma digital e garantir que todas as operações de carga fracionada estejam integradas à plataforma digital até o final do primeiro semestre de 2024.
Durante o primeiro trimestre, a BBM otimizou a operação de dedicados no segmento florestal, implantou controles mais rígidos sobre custos operacionais e avançou na implementação da Torre de Controle. Além disso, foram realizados treinamentos de equipes e a implantação de um roteirizador próprio, visando reduzir a quilometragem rodada e reorganizar a malha logística para diminuir custos com armazéns.