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Estudo revela sobrecarga no transporte de cargas no Brasil, com predominância do modal rodoviário

Pesquisa da Fundação Dom Cabral analisa o cenário atual e projeções futuras do transporte de cargas
Por Redacción el 17 de mayo de 2024 a las 7h12
Estudo revela sobrecarga no transporte de cargas no Brasil, com predominância do modal rodoviário
Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reproducción/Pixabay

Um estudo inédito conduzido pela Fundação Dom Cabral revela a sobrecarga no transporte de cargas no Brasil, com um predomínio significativo do modal rodoviário. A pesquisa intitulada “Cenários de carregamento da rede multimodal de transporte com fluxos de cargas nos horizontes base atual e projetados (ainda sem novas infraestruturas)” analisa o transporte de longa distância, considerando as variáveis de Volume de Cargas (TU) e Produção de Transporte (TKU).

Ao considerar 15 grupos de produtos diferentes, o estudo examina os principais modais de transporte utilizados na logística de cargas do país, incluindo malha ferroviária, rodoviária, hidroviária, dutoviária e navegação de cabotagem.

Atualmente, as rodovias respondem por 62,2% do transporte de cargas no Brasil, destacando-se especialmente no setor de Alimentos e Bebidas, que representa 91,4% do volume transportado por esse modal. Paulo Resende, professor e coordenador do Núcleo de Infraestrutura, Supply Chain e Logística da Fundação Dom Cabral, enfatiza a importância estratégica das rodovias para a segurança nacional, especialmente no fornecimento de alimentos e bebidas.

O estudo, conduzido pela PILT FDC (Plataforma de Infraestrutura em Logística de Transporte da FDC), utiliza o cenário “Do Nothing” para comparar os dados de 2022 com projeções até 2035. Segundo as projeções, o transporte por rodovias continuará a crescer, representando 63,7% de toda a movimentação de cargas no país até 2035.

O estudo também destaca que, entre os produtos analisados, os Manufaturados e o Minério de Ferro se destacam como aqueles que menos dependem da malha rodoviária como meio de transporte, evidenciando a importância do transporte multimodal para a eficiência logística.

As categorias analisadas no estudo incluem Alimentos e Bebidas, Produtos Manufaturados, Soja em Grãos, Farelo de Soja, Milho em Grãos, Celulose e Papel, Fertilizantes Importados, Combustíveis, Petro e Químicos, Cimento Ensacado, Minério de Ferro, Carvão Mineral, Outros da lavoura e pecuária, Outros Minerais e Produtos de Borracha, Plástico e Não-Metal.

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