A Associação apresentou o primeiro esboço do plano “Logística como Alavanca de Crescimento e Competitividade para o país”
A Associação Brasileira de Logística (Aslog) entregou ao candidato à presidência da República, Geraldo Alckmin, o primeiro esboço do plano “Logística como Alavanca de Crescimento e Competitividade para o País”.
Os demais candidatos também receberão esse documento que, segundo o presidente da Aslog, Adalberto Panzan Jr., trata-se de um plano de ação governamental que prioriza os investimentos na funcionalidade logística, focado na atuação em cinco áreas e capaz de gerar impacto imediato para a competitividade das empresas e para a economia nacional.
Os cinco pontos-chave são: simplificação tributário-administrativa, formação técnico-acadêmica, certificação técnico-profissional, fomento ao empreendedorismo, e isonomia concorrencial.
Panzan destaca que ainda persiste a idéia de que a única solução para os gargalos logísticos existentes reside na infra-estrutura de transporte. “Em resumo, o País continua a discutir obras públicas como se isso fosse logística.
Muitos esquecem de que os sistemas logísticos são complexos, interligados e sinérgicos; portanto, não basta a construção de vias e portos para sanar seus pontos de estrangulamento. Por isso, a prioridade deve ser a funcionalidade logística, com a implementação de ações diretas com o objetivo de simplificar processos, modernizar e melhorar a gestão do estado”.