Operador logístico é responsável por 100% das operações de compressores em Hortolândia
A TNT Logistics acaba de ampliar o escopo de serviços prestados à BSH Continental, associação entre as gigantes Bosch e Siemens que produz eletrodomésticos no Brasil com as marcas Bosch e Continental. A operadora logística, que atende à empresa desde 2003 na logística interna de sua planta em São Paulo responsável pela linha de cocção, é agora responsável por 100% do recebimento, armazenagem, controle de estoque, preparação e abastecimento das linhas de montagem de compressores na unidade da BSH em Hortolândia, no interior do Estado de São Paulo.
“O contrato ativo começou em junho deste ano. Nós já estávamos dentro da planta da BSH, mas contratados por outro cliente, a Embraco, que fornece motores para esta unidade”, explica João Guilherme Araújo, diretor de Operações do Segmento High-Tech, FMCG e Industrial da TNT Logistics. “Quando discutimos o projeto com a BSH, identificamos a possibilidade de criar uma sinergia entre a Embraco e os outros dois fornecedores para gerar uma otimização de recursos”.
O grupo BSH Continental é o terceiro maior fabricante mundial de eletrodomésticos e líder de mercado na Europa, com 42 fábricas espalhadas por 15 países e 35.000 funcionários. Na planta da Mooca, na qual são produzidos fogões e depuradores de ar, a TNT já contava com uma equipe de 120 pessoas responsáveis pelas atividades de recebimento, armazenagem, controle de qualidade e alimentação da linha de produção para 100% da fábrica. Em Hortolândia, a operadora iniciou as atividades com 15 funcionários e está em negociações para oferecer os seus serviços no CD da BSH em Jundiaí (SP), localizado ao lado das instalações da TNT na cidade.
Para atender à segunda planta do cliente, a TNT Logistics não realizou investimentos em infra-estrutura, mas sim em contratação e treinamento de mão-de-obra para os serviços: “Focamos no treinamento da inspeção para que os funcionários possam verificar se os produtos que chegam na planta estão em condições de serem recebidos e darem entrada na fábrica”, afirma Araújo. “Para completar, houve uma qualificação dos profissionais para a montagem dos kits instalados dentro dos refrigeradores e freezers, que inclui a preparação final do compressor, mais as peças e acessórios”, completa ele.
Segundo Araújo, o serviço não chega a ser uma submontagem, “apenas preparamos os compressores de acordo com a seqüência dos refrigeradores e freezers, já que há diferentes modelos e conjuntos de acordo com o produto”. Parte da mão-de-obra é composta por funcionários da TNT Logistics que operavam para a Embraco dentro da planta da BSH em Hortolândia, além de funcionários da fábrica em São Paulo transferidos para as novas operações.