Operador logístico amplia carteira com setores de higiene e cosméticos
A McLane do Brasil, operador logístico do grupo Berkshire Hathaway, acaba de fechar dois contratos de prestação de serviços. Os novos clientes são a Johnson Diversey, fornecedora de produtos e sistemas para higiene e limpeza profissional, e a Eh Cosméticos, nova empresa de Cristiana Arcangeli. A partir do CD da McLane em Barueri (SP), será feita a distribuição das linhas fabricadas pelas duas empresas para todo o Brasil, além das operações de armazenagem e consultoria logística.
No caso da Johnson, a empresa está terceirizando a logística após trabalhar com operação própria em um armazém anexo à fábrica. “Tivemos que atender a alguns requisitos para este novo cliente, pelo fato de sua linha ser composta de produtos químicos que exigem uma área segregada. Foi instalado piso de epóxi, para conter ataques químicos, e também foi feito um investimento no sistema de ventilação do espaço”, explica Mônica Passos, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da McLane. Foram instalados ainda tubos de contenção, para o caso de vazamentos de produtos, e houve o treinamento do pessoal. Para esta operação, a McLane está destinando uma área de cerca de 3.000 metros quadrados, com 3.000 posições-palete.
Ao contrário da Johnson, cuja opção pela terceirização ocorreu após realizar operações próprias, a Eh Cosméticos é uma empresa nova que entra no mercado já com sua operação logística a cargo de terceiros. “Este mercado de cosméticos, juntamente com o de eletroeletrônicos, está partindo para a terceirização desde a produção até a logística”, afirma Passos, acrescentando que a fabricação da linha de produtos da nova empresa está sob responsabilidade da Provider, também contratada pela L’Oréal e Unilever.
No caso da Eh Cosméticos, a área utilizada para a armazenagem ainda não foi definida, mas será também segregada, pois trabalha com uma linha de produtos de alto valor agregado”. O novo cliente está instalando uma filial dentro das instalações da McLane, para permitir o faturamento e a emissão das notas fiscais dentro das instalações do operador logístico.
Com os novos clientes, a McLane – cuja carteira era composta quase que exclusivamente por empresas do setor de alimentos – dá os primeiros passos para concretizar os planos previstos para 2006, principalmente o aumento em 25% do faturamento anual, com a atuação em novos segmentos de negócios.
Outra novidade da empresa para este ano é o fechamento de parcerias operacionais, para oferecer um pacote completo de serviços que reúna as especialidades de cada uma das companhias. O primeiro acordo foi fechado em janeiro deste ano com a Standard Logística e Distribuição, operador logístico com sede no Estado do Paraná. Nesta parceria, a McLane presta serviços de armazenagem seca e multitemperaturas e a Standard, de frigorificados e climatizados. “Este é um acordo operacional válido para todas as unidades das duas empresas e colocado em prática toda vez que um cliente necessitar de um serviço não executado pelo seu operador logístico”, explica Passos.
Além desses dois clientes, a McLane tem dois novos contratos fechados (Cooperativa Central Oeste Catarinense - Aurora Alimentos e ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo), mas a empresa não divulgou os detalhes das operações no momento.