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Mercosul Line ampliará serviço de cabotagem

Por Redacción el 23 de junio de 2006 a las 11h51 (atualizado em 28/04/2011 às 10h50)

Frota da empresa está em construção em Itajaí

Armador brasileiro especializado no transporte de cargas em contêineres para navegação de cabotagem, a Mercosul Line encomendou ao Estaleiro Itajaí a construção de dois navios específicos para navegação doméstica, com capacidade nominal de 1.700 TEUs. Atualmente, a empresa atende ao mercado com os navios Mercosul Manaus e Mercosul Pescada, que ligam a Zona Franca de Manaus às principais cidades brasileiras.

Mercosul Line ampliará serviço de cabotagem
As duas embarcações são afretadas a casco nu, com capacidade efetiva de 1.000 TEUs.

A previsão da empresa é de os dois novos navios movimentarem juntos cerca de 45 a 50 mil TEUs/ano, atingindo um volume total de 95 a 100 mil TEUs/ano com as outras embarcações já em operação. Com relação à periodicidade, hoje as rotas são feitas a cada 14 dias e as novas freqüências serão definidas posteriormente.

“Nosso setor de atuação mais forte é o de eletroeletrônicos, seguido pelo químico. Com a entrada em operação das novas embarcações, a expectativa é aumentar a participação nestes dois segmentos”, afirma José Carlos Elias Júnior, diretor-geral da Mercosul Line, que ainda prevê um crescimento das parcerias com armadores estrangeiros. “Devemos crescer nas operações de transbordo de cargas feeder para empresas estrangeiras que não operam em todos os portos brasileiros, um serviço com demanda em alta”.

Atualmente, os dois navios em operação cobrem os portos de Manaus, Fortaleza, Suape (PE), Salvador, Santos (SP) e Paranaguá (PR). Com as duas novas embarcações, a empresa planeja uma expansão em direção à Região Sul do País. “Estamos analisando também esta possibilidade, uma decisão a ser tomada de acordo com o volume de negócios. É bom ressaltar que o acréscimo dos dois navios não facilitará a entrada em novas rotas, devido às limitações impostas pela legislação brasileira para os serviços de cabotagem”, explica Elias Jr.

A Mercosul Line foi criada em 1999 para operar na cabotagem e na navegação comercial entre os países pertencentes ao Mercosul e, desde fevereiro de 2006, tornou-se parte do grupo dinamarquês A.P. Moller Maersk. Para a construção dos dois novos navios, o investimento de US$ 92 milhões ficou a cargo da própria empresa. “Estas duas novas embarcações beneficiarão a indústria naval no Brasil, porque hoje são os dois únicos navios mercantes em construção no País, gerando empregos diretos e indiretos. E também beneficiarão o modal da cabotagem, porque serão os navios mais novos para este serviço”, afirma Elias Jr. A empresa não divulga quando os navios entrarão em operação.

www.mercosul-line.com.br

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