A Asia Shipping fechou o ano de 2022 com um aumento de aproximadamente 25% nas operações de exportação marítima em relação a 2021. A companhia transportou no ano passado 33.725 TEUs contra 27.116 TEUs de 2021, garantindo um crescimento contínuo no modal. De acordo com a empresa, os setores de madeira e alumínio se destacaram no balanço.
"Somente entre janeiro e outubro do ano passado, as exportações marítimas gerenciadas pela Asia Shipping subiram 40%, mesmo com a retração do mercado, como aponta o último levantamento da Datamar. O estudo mostra ainda que as exportações brasileiras via contêineres caíram 4,6% em relação a 2021, porém continuamos crescendo", comenta Rafael Dantas, diretor de Vendas da Asia Shipping.
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Além disso, desde agosto do ano passado, a multinacional conseguiu figurar no segundo lugar no ranking da Datamar. Na importação, a integradora de cargas se mantém no topo da lista com cerca de 154.933 TEUs movimentados.
Planos de crescimento na América Latina
O nearshore, muito utilizado na área de tecnologia, é a nova aposta da Asia Shipping para crescer na América Latina. A estratégia consiste na terceirização de serviços em países estrangeiros com características comuns ao país da empresa contratante, tais como proximidade geográfica, fuso horário e cultura.
Segundo Rafael Dantas, diretor de Vendas da Asia Shipping, essa é uma grande tendência para o ano, devido a pandemia que fez com que vários players repensassem a logística internacional, por causa dos desafios enfrentados pela cadeia como a falta de insumos, contêineres e espaços nos navios, culminando com o aumento dos fretes, que agora retomam patamares anteriores à crise sanitária.