As empresas de navegação e logística Maersk Sealand e P&O Nedlloyd anunciaram, dia 12 de fevereiro, o novo nome para suas operações integradas: Maersk Line, marca adotada imediatamente em escala global, embora a integração total das empresas só deva estar concluída no próximo mês de junho. Também foi anunciado que os serviços logísticos integrados das duas empresas irá operar sob a marca Maersk Logistics.
Em agosto de 2005, a Maersk adquiriu a P&O num negócio de aproximadamente US$ 3 bilhões e, desde então, as empresas vêm trabalhando na integração dos negócios e operações. A nova identidade dos navios da P&O e sua integração à frota deverá ser feita ao longo de fevereiro e a maioria dos serviços conjuntos deverá estar disponível já no próximo mês de março, segundo informou a empresa.
A Maersk tem sede mundial em Copenhague, na Dinamarca e a sede brasileira é na cidade de São Paulo. No Brasil, atende aos portos de Rio Grande (RS), Itajaí e São Francisco do Sul (SC), Paranaguá (PR), Santos (SP), Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Recife, Pecém (CE), Belém e Manaus. Ela opera com 700 funcionários locais e seu principal executivo no País é Kim Gadegaard.
A fusão das duas criou um dos maiores grupo de transporte marítimo de cargas conteinerizadas e logística porta a porta do mundo, com cerca de 18% do mercado mundial de navegação. Ela atinge 125 países, com 35 mil funcionários e mais de 100 mil clientes globais de segmentos variados. O faturamento global em 2004, considerando-se os negócios da Maersk Container Business e da P&O Nedlloyd, somou US$ 22,6 bilhões. Do Brasil, ela oferece saídas semanais para os principais portos da América do Norte, Oriente Médio e África, e a meta é fazer, ao longo de 2006, 46 mil escalas em nível mundial.
Com a união, a empresa passa a contar com mais de 500 navios porta contêineres, com capacidade total de carga de 1,3 milhão de TEUs, incluindo o S-Type, com capacidade para sete mil TEUs. A empresa possui ainda 1,4 milhão de contêineres, entre dry-boxes, reefers e tipos especiais, opera terminais próprios, caminhões e trens. Ela é uma das líderes em transporte marítimo de cargas contêinerizadas refrigeradas e perecíveis.
A Maersk Line oferece um escopo geográfico e um leque de serviços mais amplo, desenhado para otimizar as rotas oferecendo aos clientes maior flexibilidade, com mais freqüências e redução de transit times. Como um suporte a seus serviços, oferece ainda soluções de e-business que permitem aos clientes fazer pesquisas, levantar preços, fazer operações de booking, carregamento e rastreamento das cargas, além de ver, preencher e aprovar documentos de transporte e ter acesso a reportes.
Desde fevereiro, a Maersk Line está oferecendo dois novos serviços que ampliarão a cobertura para a Costa Leste dos EUA, Golfo do México, América Central e Caribe, ampliando as oportunidades no comércio global para os importadores e exportadores.
Leia mais sobre a Maersk Line na edição de março da Revista Tecnologística