A Scania apresenta o Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime. A união de conectividade e inteligência de gestão traz as novidades da Control Tower, que promete reduzir em até 30% o tempo de parada nas concessionárias e a modalidade Pay per Use com cobertura customizável (pague o que usar), criações da Scania Brasil em relação à atuação global da marca. Até o final de julho, todos os clientes do PMS Premium Flexível terão a adição da Control Tower sem custo adicional.
“A equipe brasileira prova de novo sua competência e visão de futuro dentro da Scania, após a inovação com a manutenção flexível cobrada pela faixa de economia de diesel. Queremos sempre antecipar tendências e trazer o que o cliente vai precisar para manter sua logística rentável. Desta vez, o divisor de águas foi aumentar como nunca a disponibilidade da frota”, afirma o diretor de Serviços da Scania no Brasil, Marcelo Montanha.
De acordo com o executivo, são até 30% de redução comprovada da permanência nas oficinas, ou seja, mais horas para o caminhão faturar. “Isso significa que, além de reduzir os custos, apoiará o aumento da receita da operação do transportador. A conectividade e a evolução das soluções de serviços que temos disponibilizado desde 2017, continua sendo a base de tudo”, pontua o diretor de Serviços.
O Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime mantém alguns serviços do PMS Premium Flexível, lançado em 2017 e que, segundo a montadora, avalia o motorista em tempo real e reduz em até 25% o custo total da manutenção.
Lançamento
A Control Tower, que faz parte do novo Premium Flexível Uptime, atua na gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede Scania para que o veículo retorne à operação o mais rápido possível garantindo até 30% de redução no tempo de parada. Em razão disso, além do veículo com PMS Flexível já parar menos para manutenções, as paradas também serão ainda mais rápidas.
O primeiro passo foi criar um mapeamento e definir cercas virtuais nas áreas de cobertura das Casas Scania em todo o país. Essas geocercas identificam que o caminhão conectado do cliente PMS Premium Flexível Uptime entrou nesta região para realizar uma manutenção preventiva ou corretiva e a equipe técnica da Control Tower Scania é notificada para iniciar o monitoramento e acompanhar indicadores de tempo desde o processo de recebimento do veículo, abertura e fechamento da ordem de serviço até a liberação da oficina e saída da concessionária.
O controle atua proativamente com a Casa Scania quando há qualquer risco de atraso na manutenção, com suporte técnico, diagnósticos rápidos e precisos para entregar o caminhão dentro do menor tempo possível. Por isso, o cliente não precisa ter contato com a Control Tower que atua na fábrica suportando as Casas Scania. Após a conclusão do atendimento, indicadores de disponibilidade são gerados para o acompanhamento da performance da manutenção. Essa gestão compartilhada mostrará frequentemente ao cliente, via relatórios, como está a frota monitorada em termos de disponibilidade mecânica ou física em relação à manutenção Scania.
Além do aumento da disponibilidade, a previsibilidade também foi um dos benefícios apontados pelos clientes que participaram, pois sabiam o tempo que seus caminhões estariam na oficina. “Essa rapidez se traduziu em horas adicionais que os veículos puderam rodar e ganhar mais capacidade de geração de frete, favorecendo um aumento da receita das transportadoras e mais flexibilidade no planejamento e alocação da frota. Saber a disponibilidade mecânica esperada ao longo de toda a vida útil do produto é necessidade do cliente, com isso é possível fazer uma gestão completa e eficiente do negócio”, conta o gerente do Portfólio de Serviços da Scania no Brasil, Gustavo Andrade..
Segundo ele, a Control Tower se tornará essencial para o transportador manter sua logística rentável, pois se traduz em redução de custo e aumento de receita e de forma gratuita para quem já é premium flexível e aos novos interessados.
Já a modalidade Pay per Use (pague o que usar) permite personalizar mais a cobertura e o modelo de gestão financeira de acordo com as necessidades de cada operação, e também avança na oferta de disponibilidade. Trata-se de uma opção voltada a médias e grandes frotas. Ao optar por ela, o cliente passa a ter uma modalidade financeira com 100% do resultado do programa de manutenção. “A grande novidade é o preço ajustado ao custo real utilizado na manutenção, sem uma estimativa pré-combinada. A cada três meses serão apurados custos e receitas. Ajustes, se necessários, serão feitos buscando o equilíbrio do fluxo de caixa do cliente e da concessionária”, diz Andrade.
Outra vantagem será a opção de aumento da cobertura de itens que não estão inclusos no PMS Premium Flexível. “O cliente poderá customizar a cobertura do plano, adicionando, por exemplo, as manutenções preditivas, baterias ou peças de acabamento do veículo. Dessa forma, o cliente ganha tempo no atendimento e sem necessidade de aprovações destes orçamentos, laudos técnicos e serviços na oficina usufruindo das vantagens dos preços acordados no PMS”, salienta Andrade.
Ainda de acordo com o executivo, graças a isso, o veículo ficará menos tempo parado nas oficinas e os proprietários menos ocupados em tratar de processos administrativos. “Com o PMS Premium Flexível Uptime criamos um divisor de águas na geração de valor ao cliente. A partir de agora, disponibilidade máxima, medida e comprovada são parte integrante do pacote de benefícios exclusivos, tudo isso para impulsionar ainda mais o negócio dos clientes Scania.”