A Atlas Transportes, transportadora com 53 anos de atuação, concluirá este mês a implementação de um projeto de centralização e unificação de sua base de dados e servidores, que consumiu US$ 1,2 milhão em investimentos. Por meio de uma solução desenvolvida pela Ábaco Sylex, integradora especializada em conectividade e gerenciamento de redes, a transportadora otimizará o acesso às informações entre suas 36 filiais e a matriz na cidade de São Paulo.
O planejamento estratégico da transportadora para o biênio 2004/2005 baseava-se no monitoramento dos processos em tempo real e coube à área de TI a tarefa de unificar o banco de dados. A área de tecnologia projetou então a Atlasnet (Rede Unificada Atlas), cuja operação dependia de uma tecnologia que permitisse o tráfego dos dados de maneira segura. A solução deveria centralizar todos os 36 bancos de dados e servidores, integrando a base de dados e melhorando a disponibilidade de informações.
O problema era a presença, em cada filial, de uma rede própria de computadores, que se encontravam desatualizados, com servidores e bancos de dados independentes. As informações sobre o movimento de cada filial eram atualizadas por meio de arquivos enviados diversas vezes ao dia para a matriz.
A sugestão da Ábaco foi a tecnologia Citrix Presentation Server, uma solução de infra-estrutura de acesso baseada em um software com o recurso de delegar ao servidor a obrigação de rodar aplicativos. Todo o processamento ocorre nos servidores e não nas estações de trabalho, permitindo o uso de microcomputadores simples e até mesmo obsoletos.
“A idéia inicial era realizar o upgrade de todas as máquinas. O nosso parque estava muito desatualizado e o nosso banco de dados Oracle estava baseado na nossa antiga plataforma Novell”, afirma Oriovaldo Marsili, gerente de TI da Atlas. “O Citrix dispensou a atualização das estações de trabalho e melhorou a disponibilidade das informações entre as filiais e a matriz”, completa Marsili.
Após um projeto-piloto realizado em abril de 2004, a empresa partiu para a implementação do sistema em todas as filiais. Em janeiro deste ano, foi unificado o banco de dados da empresa e cerca de 1.500 programas foram adaptados pela equipe interna da Atlas. O último passo será dado este mês, com a centralização dos e-mails que ainda estão nas estações locais e passarão para a matriz. “Falta realizar esta centralização em oito das 36 filiais para terminarmos o projeto”, explica Marsili.
Outro problema enfrentado pelas filiais era a manutenção dos servidores. Quando algum deles apresentava um problema, era necessário enviá-lo para a matriz em São Paulo e, após o conserto, devolvê-lo para a filial. Com a centralização dos servidores, a manutenção ficou sob a responsabilidade da equipe de informática da matriz e da Ábaco. Foi ainda adotado um sistema automático de backup, anteriormente realizado por cada filial e agora pelo servidor central na matriz.