A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, disponibiliza por meio de seu site uma listagem dos postos que se mantêm ativos em todos os municípios brasileiros, bem como o tipo de combustível disponível para abastecimento e valor médio praticado. A meta é prover informações em tempo real para garantir o abastecimento de itens essenciais durante a pandemia de coronavírus.
O serviço de comunicação foi concebido após a empresa realizar um levantamento junto à rede de mais de 18 mil postos credenciados em todo o Brasil. A análise apontou que houve uma queda de 53% na oferta de serviços.
“As frotas de alguns serviços essenciais, como ambulâncias e viaturas de segurança pública, dependem da manutenção das atividades dos postos de combustíveis para continuar operando. Porém, a redução na frequência de abastecimento pode vir a impactar a operação de algumas redes. Por isso, abrimos uma ferramenta de consulta das redes em que o abastecimento se mantém regular, como frente de apoio tanto no direcionamento dessa demanda para os postos, como de disponibilizar informações para organizações que estão garantindo a atividade de serviços essenciais sobre onde podem abastecer”, diz o head de Mercado Urbano da Edenred Brasil, Douglas Pina.
De acordo com o levantamento realizado pela Ticket Log nos postos de combustível em todo o território nacional houve uma queda na frequência de abastecimento. Em 47% dos estabelecimentos, a redução na frequência se deu em até 50%; em 6% o recuo foi de até 80%; enquanto em 1% a diminuição foi de mais de 90%.
Nos recortes por regiões, o Norte é a região que registrou o menor índice de queda na frequência de abastecimento, observado em 42,5% dos postos credenciados na região. Dos estabelecimentos que apontaram a redução, 36,5% indicaram uma queda de até 50% na frequência, 5,2% de até 80% da frequência e 0,8% superior a 90% da frequência. A região foi a única em todo o território nacional em que o aumento da frequência de abastecimentos foi maior que a baixa, com 57,5%.
Em contrapartida, o Sudeste apresentou a maior taxa de redução, com impacto em 55,7% dos postos avaliados. Em 49,4% deles, a redução na frequência foi de até 50%; em 5,8%, a queda registrada foi de até 80% da frequência; e em 0,5% superior a 90%.
Já no Centro-Oeste, a queda na frequência de abastecimento foi registrada em 50,8% dos estabelecimentos, no Nordeste chegou a 51,7% dos postos de combustível credenciados e no Sul a 54,2%.
A Ticket Log elabora o Índice de Preços Ticket Log (IPTL) com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da marca por cerca de 1 milhão de veículos, com média de oito transações por segundo.