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Mercedes-Benz apresenta a nova Sprinter e reforça atuação no mercado de Large Vans

Veículos são ofertados nas versões van de passageiros, chassi com cabina e furgão com capacidade entre 3,5 a 5 toneladas
Por Redacción el 8 de octubre de 2019 a las 10h23 (atualizado às 11h01)

A Mercedes-Benz apresenta a nova Sprinter, veículo que chega ao mercado ao final deste ano e consolida a atuação da montadora no segmento de Large Vans, de 3,5 a 5 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). A novidade é oferecida nas versões van de passageiros, chassi com cabina e furgão.

O lançamento ganhou novos modelos para a linha, tanto de vans de passageiros quanto de furgões e chassis com cabina para transporte de carga: 314 CDI Street (motor de 143 cv a 3.800 rpm e torque de 33,7 kgfm entre 1.200 e 2.400rpm), 416 CDI e 516 CDI (motor de 163 cv a 3.800 rpm e torque de 36,4 kgfm entre1.200 e 2.400 rpm). A versão 416 CDI traz mais uma importante vantagem para os clientes: seu PBT chega agora a 4.100 kg, o que resulta em 220 kg a mais em relação ao atual 415, aumentando assim a capacidade de carga líquida do veículo.

Mercedes-Benz apresenta a nova Sprinter e reforça atuação no mercado de Large Vans
Divulgação

“Cada vez mais, a Sprinter se consolida no nosso País pela numerosa oferta de soluções de mobilidade para pessoas e cargas”, afirma o diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil, Jefferson Ferrarez. Segundo o executivo, com sua agilidade e conforto de dirigibilidade, ela é ideal para entregas rápidas especialmente nos centros urbanos, cada vez mais congestionados e complicados. “A Sprinter assegura facilidade dentro dessa complexidade, circulando com desenvoltura e versatilidade em todas as situações, seja nas vias centrais, no interior dos bairros, ladeiras e também nas curtas distâncias”, garante.

Segurança e conforto

Com o lançamento, a Mercedes-Benz traz para o segmento de veículos comerciais leves inovações tecnológicas de segurança ativa, como o Assistente Ativo de Frenagem (ABA) e Assistente de Fadiga, além do Assistente de Subida em Rampa.

A nova Sprinter reforça também a interação motorista com o veículo. A grande novidade é a introdução do sistema multimídia MBUX com tela touch screen, espelhamento de aplicativos compatíveis do celular, operação mãos livres, entrada USB e câmera de ré na tela multimídia. Esse item opcional oferece mais praticidade para o dia a dia do motorista, além de conforto, segurança e produtividade.

Quanto ao conforto, o cockpit do veículo é similar ao de um automóvel, com alto padrão de ergonomia e bem-estar a bordo. Nesse quesito, a marca inova com exclusivos recursos, como a direção elétrica e o Keyless Start, acionamento do motor sem o uso da chave. O volante também é semelhante ao de um carro de passeio.

Já os novos faróis valorizam o design e aumentam a proteção do conjunto. O design externo da Sprinter destaca-se por suas linhas harmônicas, pela estrela de grandes proporções no centro da grade frontal e por suas linhas aerodinâmicas aprimoradas, o que resulta em melhor coeficiente de resistência, impactando em menor consumo de combustível. Além disso, a altura do farol, numa posição elevada, mantém a elegância e beleza do design ao mesmo tempo em que oferece mais proteção contra pequenos impactos, muito comuns no tráfego intenso e locais estreitos. Isso aumenta a durabilidade do conjunto de faróis e reduz os custos de reposição de peças. Com os faróis em posição elevada, o para choque ganha uma aparência mais robusta, realçando a imagem de força e resistência para a severa operação diária no trânsito urbano.

Outro destaque em segurança fica por conta do Assistente de Subida em Rampa que amplia ainda mais o padrão de segurança ativa da Sprinter. Também compõem o pacote de segurança ativa da Sprinter as Luzes de Circulação Diurna (DRL - Daytime Running Light). A Sprinter recebe, ainda, o Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz que identifica objetos estáticos e móveis na via e também pedestres e ciclistas. À medida em que a Sprinter se aproxima do veículo à frente, o ABA emite sinais de alerta ao motorista (visual e sonoro) para que ele diminua a velocidade a fim de evitar uma eventual colisão. Se o motorista não reage aos sinais de alerta, o sistema reduz a velocidade do veículo e dá início à frenagem emergencial de maneira autônoma, chegando até à parada total, se necessário. O ABA reduz os riscos de colisões ou diminui suas consequências, oferecendo assim um alto nível de segurança para o motorista, para a Sprinter, passageiros, carga, outros veículos da via e pedestres. Além de diminuir o risco de acidentes, o sistema aumenta a disponibilidade do veículo, otimizando a operação de transporte.

O Assistente de Fadiga (Attention Assist), outra tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz no segmento de veículos comerciais leves no Brasil, é um sistema de segurança capaz de reconhecer sinais típicos de sonolência e perda de atenção,indicando ao motorista, por meio de alertas sonoro e visual, a necessidade defazer uma pausa. O sistema pode ser desativado, voltando a se ativar novamente assim que o motorista desliga e liga o motor. Fica ativo aproximadamente a uma velocidade de50 km/h. O Assistente de Fadiga oferece assim mais conforto e segurança para o motorista, especialmente quando ele percorre longas distâncias ou dirige à noite.

Mercedes-Benz apresenta a nova Sprinter e reforça atuação no mercado de Large Vans
Divulgação

Já o para maior conforto de dirigibilidade, a nova Sprinter passa a contar com o Assistente de Subida em Rampa (HSA - Hill Start Aid). Essa tecnologia auxilia o condutor nas partidas em aclives. A Sprinter permanece com o sistema de freio acionado por até três segundos até que se acelere o veículo. Isso traz mais segurança para o motorista e para os demais veículos que estão atrás. Outra grande vantagem é a redução no consumo de embreagem e de combustível.

Além disso, a nova Sprinter passa a sair de fábrica com alarme na chave, o que resulta em mais segurança para o veículo e a carga.

Motorização

 O motor OM 651 CDI é o mesmo da atual linha Sprinter: biturbo de 2,2 litros e 4cilindros, com injeção direta CDI (Common Rail Direct Injection). A novidade é a nova parametrização eletrônica do motor com foco em melhor eficiência, o que resultou em maiores potências e torques: 143 cv a 3.800 rpm e torque de 33,7kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm (314 CDI Street) e 163 cv a 3.800 rpm e torque de 36,4 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm (416 CDI e 516 CDI).

Com maiores potência e torque, o OM 651 CDI da Sprinter otimiza sua performance e agilidade no trânsito, alcançando níveis melhores de arrancada e retomada de velocidade, condições muito importantes no interior dos bairros e nas ladeiras, além de maiores velocidades médias, aumentando a produtividade no transporte.

Vale lembrar que a caixa de câmbio dos chassis com cabina da nova linha Sprinter sairá de fábrica com preparação para instalação de tomada de força, oferecendo uma potência de 28 kW.

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